A contribuição da musicoterapia no contexto brasileiro Dialogando com jovens sobre educação e saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este estudo objetivou conhecer concepções e práticas de saúde do público jovem no contexto escolar, no diálogo com suas expressões e identidades musicais, através da musicoterapia. Foi realizado um estudo qualitativo à luz dos pressupostos da pesquisa‑ação e dos métodos da Musicoterapia: improvisação, composição, recriação e audição. Participaram do estudo 12 jovens, com idade de 13 a 18 anos de uma escola pública do município de São Leopoldo, no sul do Brasil. Os resultados da análise indicam que a música operada, no âmbito da musicoterapia e da saúde Coletiva, proporcionou aos jovens um instrumento potente de expressão e produção de práticas e conhecimentos. Foi possível evidenciar que jovens atribuem diferentes e contraditórios significados à saúde, transitando entre as representações e práticas do padrão hegemônico do modelo biomédico de saúde e projeções autorais do grupo, associadas ao conceito ampliado de saúde. Essas últimas trazem valores como o auto‑cuidado, passando pelo cuidado dos próximos, sobretudo de amigos e família, estendendo‑se ao cuidado com a escola e com o território.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.