O diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiper-atividade (TDAH) na vida de uma criança Um estudo de caso

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Pérola Roberta da Silva Veneza
Lygia de Sousa Viégas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os impactos do diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na vida de uma criança. Inicialmente, aborda como o TDAH comparece nos manuais de psiquiatria, tecendo críticas a tal concepção, à luz dos debates em torno da medicalização da infância. Em seguida, apresenta os aspectos metodológicos da pesquisa realizada na cidade do Salvador, Bahia, Brasil, por meio de um estudo de caso qualitativo. Valendo-se de um intenso trabalho de campo, foram adotados os seguintes procedimentos: observações participantes, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A longa convivência com a criança e seu entorno tornou possível desvelar que sua caminhada é atravessada por um processo complexo e delicado a partir da constituição do diagnóstico de TDAH, do qual decorrem intervenções medicamentosas e psicopedagógicas aprisionantes de sua vivência escolar e familiar. Contra essas amarras, a criança insistia em ser, provocando a todos a lançar outros olhares para suas formas de viver. Espera-se, com esse artigo, contribuir para o debate crítico acerca da medicalização da infância, favorecendo compreensões que respeitem a diversidade que ela comporta.

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Como Citar
Veneza, P. R. da S. ., & Viégas, L. de S. . (2020). O diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiper-atividade (TDAH) na vida de uma criança: Um estudo de caso. Educação, Sociedade & Culturas, 57, 45-64. https://doi.org/10.34626/esc.vi57.12
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Veneza, P. R. da S. ., & Viégas, L. de S. . (2020). O diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiper-atividade (TDAH) na vida de uma criança: Um estudo de caso. Educação, Sociedade & Culturas, 57, 45-64. https://doi.org/10.34626/esc.vi57.12