O papel da avaliação na melhoria das práticas Contributos para um projeto de investigação na área da educação de infância

Contenido principal del artículo

Cindy Mutschen Carvalho
Maria Gabriela Correia de Castro Portugal

Resumen

A educação é um contexto privilegiado para a avaliação em múltiplas vertentes, sendo este campo de estudo rico em teorias complexas e complementares. Neste texto, começando com uma análise de diferentes definições do conceito de avaliação, avança‑se para uma discussão acerca de diferentes propósitos da avaliação, com destaque para a avaliação para a melhoria das práticas. Articulando os elementos anteriores, explora‑se em detalhe a perspetiva da avaliação capacitadora (empowerment evaluation) como ponto de partida para a intervenção e investigação centradas nas práticas profissionais. O objetivo central deste artigo de revisão da literatura consiste em sistematizar os contributos mais relevantes no contexto da avaliação, contribuindo para a fundamentação de um projeto de doutoramento em curso, centrado nas práticas pedagógicas dos educadores de infância em contexto de creche.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalles del artículo

Sección

DOSSIER TEMÁTICO

Cómo citar

Carvalho, C. M. ., & Portugal, M. G. C. de C. . (2021). O papel da avaliação na melhoria das práticas: Contributos para um projeto de investigação na área da educação de infância. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 95-113. https://doi.org/10.34626/esc.vi47.189