Experiências de estudantes do Brasil no ensino superior português: Dimensões de um despertar descolonial

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Rovênia Borges

Resumen

Este artigo resulta de recorte a uma investigação mais extensa, de doutoramento em Ciências da Educação, e tem o objetivo de perceber o quanto as experiências de estudar em Portugal contribuem para um despertar crítico descolonial em relação ao racismo, eurocentrismo e capitalismo. Desde a crítica descolonial latino-americana, essas três dimensões compõem o padrão de poder mundial da modernidade/colonialidade que teve início com o colonialismo ibérico na América no século XVI. As análises estatísticas apresentadas e discutidas tiveram por base as respostas de 394 estudantes a três questões-chave da investigação. Pôde-se concluir que as experiências dos/as estudantes brasileiros/as no ensino superior português permitiram um despertar descolonial no âmbito dessas três formas de colonialidade. Para além disso, os resultados analíticos por interseccionalidade de gênero, raça e classe apontaram que a crítica descolonial tem correlação com os três eixos de fragmentação social, inclusive em relação ao racismo que as estudantes negras mais vivenciaram em Portugal. Vale notar que o lugar de origem adquiriu centralidade no despertar descolonial ao ser percebido como prologamento da colonialidade racista.

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Número especial | Mobilidade Transatlântica na Nova Geopolítica do Conhecimento: (Inter)Dependências na Educação Superior Brasil/Portugal

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