Especialização docente e administração das escolas: Análise das dimensões da especialização docente e problematização da sua articulação com a administração das escolas

Contenido principal del artículo

João Formosinho

Resumen

Este artigo analisa as respostas ao nível da função docente inerentes à construção da escola de massas, concluindo que esta foi sempre acompanhada pelo reforço das competências genéricas dos professores e pela construção progressiva da especialização docente. O artigo analisa seguidamente algumas dimensões desta especialização docente - a gestão das especializações docentes, o significado do desempenho especializado e as especializações emergentes. O artigo conclui problematizando os efeitos da especialização docente na administração das escolas, na carreira docente e nas culturas docentes, assumindo que o desempenho especializado, tal como a acção docente, deve ser considerado uma acção moral, o que significa um compromisso ético com as grandes finalidades de democratização da educação.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalles del artículo

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

Formosinho, J. (2000). Especialização docente e administração das escolas: Análise das dimensões da especialização docente e problematização da sua articulação com a administração das escolas. Educação, Sociedade & Culturas, 13, 7-42. https://doi.org/10.24840/esc.vi13.1392

Referencias

.