A paisagem um valor relevante no ensino da geografia Projecto «Alverca…na Rota do Tejo»
Main Article Content
Abstract
Este artigo centra‑se na paisagem e na sua mais‑valia na construção da cidadania territorial, dimensão chave da educação geográfica. Apresenta‑se
um projeto educativo inovador, sustentado no projeto «Tejo: Paisagem Cultural» e no Observatório da Paisagem do Tejo, enquadrado nos princípios
da Convenção Europeia da Paisagem, que visa apoiar a recolha e a troca de informação, bem como o estabelecimento de protocolos e parcerias entre instituições públicas e comunidades locais, numa lógica de governança territorial. O artigo comporta três pilares de ação, que se interligam e complementam: a) enquadrar a paisagem no quadro da geografia; b) discutir a mais‑valia da paisagem na construção da cidadania territorial e no ensino‑aprendizagem da geografia; c) apresentar um projeto educativo centrado na paisagem e perspetivado no âmbito da relação escola‑município.
Downloads
Article Details
Section
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.