O que é um modelo pedagógico?
Main Article Content
Abstract
A ideia de modelo tem sido ampla e, quase sempre, irrestritamente utilizada nas pesquisas acadêmicas circunscritas naqueles limites que, há pouco mais de dois séculos, nos acostumamos a denominar as ciências do homem. Nesse domínio, o uso de tal ideia tem despertado debates incontáveis, mas, relativa e paradoxalmente, uma atenção menor tem sido dedicada ao próprio problema
da dedução do estatuto de objetividade dos modelos empregados. A partir do mapeamento destas dificuldades, o que se propõe é a construção de uma epistemologia alternativa do modelo, não de acordo com a maneira estritamente filosófico‑analítica com que ela vem sendo tratada e não contrária às outras de modo absoluto, mas anterior, elaborada a partir de um deslocamento para um nível dos discursos onde a distinção entre objetos práticos e teóricos é visada como o resultado da articulação de regularidades que os antecede e que pode ser colocada em questão.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.