"O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!..." Visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária

Main Article Content

Irene Cortesão Costa
Eugénio Amorim
Isabel Menezes

Abstract

Partindo da análise das perspetivas das crianças, com este trabalho pretende-se identificar efeitos decorrentes de projetos de intervenção artística na comunidade. Explora-se a possibilidade de desenvolvimento de competências artísticas musicais e de competências sociais e pessoais das crianças. O foco é o projeto Escola a Cantar que está a acontecer por iniciativa da Casa da Música na Área Metropolitana do Porto. Recorrendo a uma abordagem  etnográfica, acompanhou-se o quotidiano deste projeto de intervenção musical que pretende potenciar a articulação entre a educação formal e não formal, olhando a música como um instrumento de desenvolvimento sociocultural e afetivo das crianças. Realizaram-se também grupos de discussão focalizada com as crianças participantes no projeto. Os dados recolhidos parecem indicar que as crianças reconhecem impactos positivos dos projetos nas suas vidas ao nível de competências pessoais e sociais, e que na qualidade de sujeitos musicais, reconhecem o desenvolvimento da sua capacidade de fruição e de construção do gosto musical.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Costa, I. C., Amorim, E., & Menezes, I. (2019). "O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...": Visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 153-174. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.55
Section
SPECIAL SECTION

How to Cite

Costa, I. C., Amorim, E., & Menezes, I. (2019). "O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...": Visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 153-174. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.55