Uma teoria materialista em educação, inspirada por Paulo Freire, em França
Main Article Content
Abstract
Este artigo propõe um enquadramento para uma teoria crítica na educação inspirada, entre outros, por Paulo Freire. A perspetiva metodológica adotada é materialista, enfatizando as relações sociais no trabalho. O artigo propõe uma aplicação desse quadro teórico ao contexto da escola francesa. Para tal, ele apoia-se numa investigação sobre conscientização. O objetivo é desenvolver a
consciência crítica dos professores sobre a reprodução de relações sociais desiguais e sobre as discriminações no próprio espaço escolar. O artigo propõe, então, pistas de ação relativas a vários eixos: práxis sindical, pedagogia anti discriminatória e ensino para a justiça social.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.