Uma teoria materialista em educação, inspirada por Paulo Freire, em França

Main Article Content

Irène Pereira

Abstract

Este artigo propõe um enquadramento para uma teoria crítica na educação inspirada, entre outros, por Paulo Freire. A perspetiva metodológica adotada é materialista, enfatizando as relações sociais no trabalho. O artigo propõe uma aplicação desse quadro teórico ao contexto da escola francesa. Para tal, ele apoia-se numa investigação sobre conscientização. O objetivo é desenvolver a
consciência crítica dos professores sobre a reprodução de relações sociais desiguais e sobre as discriminações no próprio espaço escolar. O artigo propõe, então, pistas de ação relativas a vários eixos: práxis sindical, pedagogia anti discriminatória e ensino para a justiça social. 

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Pereira, I. (2021). Uma teoria materialista em educação, inspirada por Paulo Freire, em França. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 47-64. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.49
Section
SPECIAL SECTION

How to Cite

Pereira, I. (2021). Uma teoria materialista em educação, inspirada por Paulo Freire, em França. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 47-64. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.49