O conceito de «novos públicos» e os discursos sobre o acesso nas instituições de ensino superior públicas portuguesas
Main Article Content
Abstract
O presente artigo analisa de que modo os designados «novos públicos» do ensino superior são construídos discursivamente e convocados nas estratégias das Instituições de Ensino Superior (IES) de gestão do acesso. A construção da problemática coloca o seu enfoque sobre os discursos legitimadores a propósito da necessidade de aumentar a qualificação da população, com o intuito de compreender como estes estão presentes nas estratégias institucionais, crescentemente influenciadas por preocupações managerialistas. A teoria do discurso de Ernest Laclau e Chantal Mouffe constitui o referencial teórico-metodológico adotado e o corpus da análise corresponde aos planos estratégicos (PE) de 10 IES públicas. Procurou-se caracterizar de que modo é fixado o significado do conceito de «novos públicos», entendido como significante flutuante. Identificou-se a combinação de dois discursos: o discurso «manpower» e o discurso da equidade, afirmando-se o primeiro como dominante.
Downloads
Article Details
Section
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.