Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola Reflexões a partir de três casos de estudo
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Abstract
A globalização afeta sobremaneira os Estados-Nação, levando-os a ter agendas e objetivos similares. Falando de globalização e educação, é inevitável reconhecer o papel de organismos internacionais que influenciam as políticas educativas nacionais, nomeadamente na produção e circulação de ideias, projetos e agendas políticas. Em Angola, existem diversos projetos de cooperação, a maioria deles de cooperação bilateral. Neste artigo pretende-se abordar a forma como os projetos de cooperação internacional influenciam as conceções e práticas de formação inicial e contínua de professores em Angola. Para isso, perscrutaram-se esses efeitos em três províncias, Benguela, Cabinda e Kunene, com uma metodologia de natureza qualitativa. Os resultados aqui apresentados decorrem de análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas a responsáveis das respetivas Direções Provinciais de Educação. Apesar de serem muito distintas, o funcionamento do sistema educativo nestas províncias é muito semelhante, com reflexos principalmente na formação de professores. Os parâmetros definidos para a melhoria da formação de professores aparecem, por um lado, fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas e, por outro, com formas de implementação pouco sistemáticas e pouco eficientes. Com base em algumas tendências diferenciadoras encontradas, sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola.
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