Descolonizar a educação é preciso Significados de uma perspetiva pós-colonial de educação a partir do contexto brasileiro
Main Article Content
Abstract
O presente artigo discute os significados de uma perspectiva pós-colonial de educação, com base na premissa de que perdura, em muitos países de passado colonial, como o Brasil, um legado simbólico responsável, frequentemente, pela produção e manutenção de ausências curriculares no que tange aos saberes e às narrativas de grupos historicamente subalternizados. Em diálogo com exemplos do contexto educacional brasileiro, concernentes, em especial, ao ensino-aprendizagem de literatura, refletimos sobre os sentidos de uma educação que reconheça e que, por conseguinte, enfrente os efeitos do colonialismo nos currículos e nas práticas didático-pedagógicas, de modo a assegurar a pluralidade cultural na esfera escolar. Para além de discussões e de articulações teóricas em torno dos pressupostos dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, revisamos, brevemente, alguns aspectos do pensamento de Paulo de Freire, a fim de ampliar o debate sobre o papel da escola no tocante à negação e/ou ao reforço de epistemologias monoculturais.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.