Visões de estudantes universitários/as negros/as acerca da ciência e tecnologia, no contexto da educação das relações étnico-raciais

Main Article Content

Carolina Rodrigues Souza
Douglas Verrangia
Alice Helena Pierson

Abstract

Este artigo se insere em um estudo que pretende investigar formas de superar desigualdades na formação profissional superior. Jovens universitários/as negros/as oriundos de carreiras científicas e tecnológicas participaram, em uma universidade estadual de São Paulo-Brasil, de um curso formativo sobre relações étnico-raciais para investigar como se atribuem significados à noção de Ciência e Tecnologia (C&T) ao planejar e desenvolver uma intervenção educativa em um cursinho pré-vestibular popular. Seus diários reflexivos foram os documentos de análise e permitiram aprofundar a discussão teórico-metodológica acerca da alterização e sua relação com as desigualdades sociais. A história silenciada ou apagada de africanos/as e afrodescendentes foi identificada como um importante aspecto constitutivo da ciência e da tecnologia a ser superado. Essa ausência teve forte impacto na produção de identidades e pertencimentos dos/as jovens negros/as na vida social contemporânea. Sua presença e seus apontamentos e questionamentos em campo problematizaram a área de ciências exatas e tecnologia, a escola e o ensino superior. Sua condição minoritária no campo C&T, aqui compreendida como impulso de transformação, possibilitou mudanças e pensamentos na direção de outras e novas subjetividades.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Souza, C. R. ., Verrangia, D., & Pierson, A. H. . (2019). Visões de estudantes universitários/as negros/as acerca da ciência e tecnologia, no contexto da educação das relações étnico-raciais. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 111-130. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.41
Section
SPECIAL SECTION

How to Cite

Souza, C. R. ., Verrangia, D., & Pierson, A. H. . (2019). Visões de estudantes universitários/as negros/as acerca da ciência e tecnologia, no contexto da educação das relações étnico-raciais. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 111-130. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.41