Visões de estudantes universitários/as negros/as acerca da ciência e tecnologia, no contexto da educação das relações étnico-raciais
Main Article Content
Abstract
Este artigo se insere em um estudo que pretende investigar formas de superar desigualdades na formação profissional superior. Jovens universitários/as negros/as oriundos de carreiras científicas e tecnológicas participaram, em uma universidade estadual de São Paulo-Brasil, de um curso formativo sobre relações étnico-raciais para investigar como se atribuem significados à noção de Ciência e Tecnologia (C&T) ao planejar e desenvolver uma intervenção educativa em um cursinho pré-vestibular popular. Seus diários reflexivos foram os documentos de análise e permitiram aprofundar a discussão teórico-metodológica acerca da alterização e sua relação com as desigualdades sociais. A história silenciada ou apagada de africanos/as e afrodescendentes foi identificada como um importante aspecto constitutivo da ciência e da tecnologia a ser superado. Essa ausência teve forte impacto na produção de identidades e pertencimentos dos/as jovens negros/as na vida social contemporânea. Sua presença e seus apontamentos e questionamentos em campo problematizaram a área de ciências exatas e tecnologia, a escola e o ensino superior. Sua condição minoritária no campo C&T, aqui compreendida como impulso de transformação, possibilitou mudanças e pensamentos na direção de outras e novas subjetividades.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.