Desigualdades e democracia na educação on-line durante a pandemia COVID-19 Uma comparação entre Brasil e Suécia e suas representatividades em questões globais atuais
Main Article Content
Abstract
Este artigo apresenta um breve estudo sobre desigualdades e democracia na educação online durante a pandemia covid-19, a partir de uma comparação entre Brasil e Suécia. O artigo aborda: a organização dos sistemas educacionais desses países; medidas de reorganização da educação básica, com ênfase em tecnologias digitais; efeitos dessas medidas no acesso e uso das tecnologias digitais, com ênfase na desigualdade social; problematização da educação online com plataformas digitais Big Tech, à luz de uma associação entre pedagogia libertadora e cartografia sociotécnica. Como metodologia, foram consultadas e analisadas legislações, discursos e dados estatísticos de diferentes instituições relacionadas à educação básica no Brasil e na Suécia. Esses materiais enfocam o ínterim entre março a junho de 2020, período caracterizado pela rápida adoção de medidas públicas que definiram as bases técnicas e políticas da educação online nesse período e que se mantém atualmente. Os autores esperam que esta breve investigação apresente resultados de interesse para estudos sobre Brasil, Suécia e outros países globalizados, que compartilham semelhanças e diferenças tanto em questões socioeducativas quanto em tecnologias para educação online. Trata-se de uma breve contribuição para estudos comparativos sobre singularidades e universalidades, em todo o mundo, especialmente sobre desigualdades e democracia na educação online durante a pandemia covid-19.
Submetido: 29.01.2021
Aceite: 10.05.2021
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.
How to Cite
References
Bertoni, Estêvão (2020, April 29). Os efeitos da pandemia no ensino médio e na realização do Enem [The effects of the pandemic on secondary education and the realization of the Enem]. Nexo Jornal. https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/04/28/Os-efeitos-da-pandemia-no-ensino-médio-e-na-realização-do-Enem
Bottentuit Junior, João B., Lisbôa, Eliana S., Coutinho, Clara P. (2011). Google educacional: Utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula [Educational Google: Using Web 2.0 tools in the classroom]. Revista EducaOnline, 5(1), 17-43. http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=93
Brandão, Carlos F. (2019). A educação básica na Suécia e no Brasil: Algumas semelhanças e diferenças [Basic education in Sweden and Brazil: Some similarities and differences]. Educação & Realidade, 44(1). https://doi.org/10.1590/2175-623681083
Carvalho, Elma J. (2014). Estudos comparados em educação: Novos enfoques teórico-metodológicos [Comparative studies in education: New theoretical-methodological approaches]. Acta Scientiarum, 36(1), 129-141. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.19012
CETIC.br (2018). TIC domicílios 2018: Domicílios com acesso à Internet [ICT households 2018: Households with Internet access]. https://cetic.br/tics/domicilios/2018/domicilios/A4/
Coiro, Julie, Knobel, Michele, Lankshear, Colin, & Leu, Donald (2014). Handbook of research on new literacies. Routledge.
Constituição da República Federativa do Brasil [Constitution of the Federative Republic of Brazil]. (1988). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Dahllöf, Urban (1999). Det tidiga ramfaktorteoretiska tänkandet: En tillbakablick [The early framework factor theoretical thinking: A look back]. Pedagogisk Forskning i Sverige, 4(1), 5-29. https://open.lnu.se/index.php/PFS/article/view/1051
Estrella, Bianca (2020, março 26). Alfabetização: Capacitação on-line do programa Tempo de Aprender tem 15 mil inscritos [Literacy: On-line training Time to Learn program has 15 thousand subscribers]. gov.br/mec. https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/capacitacao-on-line-do-programa-tempo-de-aprender-tem-15-mil-inscritos
Ferreira, Pedro P. (2017). Reticulações: Ação-rede em Latour e Simondon [Crosslinks: Action-network in Latour and Simondon]. Revista Eco-Pós, 20(1), 104-135. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i1.10406
Franco, Maria Aparecida C. (1992). Estudos comparados em educação na América Latina: Uma discussão teórico-metodológica a partir da questão do outro. In Adriana Puiggrós, Guadelupe T. Bertussi, & Maria Aparecida C. Franco (Orgs.), Estudos comparados e educação na América Latina (pp. 13-35). Livros do Tatu/Cortez.
Freire, Paulo (2019). Pedagogia do oprimido [Pedagogy of the oppressed]. Paz e Terra. (Original work published 1968)
Fuchs, Christian (2011). Web 2.0, prosumption, and surveillance. Surveillance & Society, 8(3), 288-309. https://doi.org/10.24908/ss.v8i3.4165
Gibson, James (1986). The ecological approach to visual perception. Psychology press.
Gustafson, Christina (1999). Ramfaktorer och pedagogiskt utvecklingsarbete [Framework factors and pedagogical development work]. Pedagogisk Forskning i Sverige, 4(1), 43-57.
Håkansson-Lindqvist, Marcia (2015). Conditions for technology enhanced learning and educational change. A case study of a 1:1 initiative. Mid university of Sweden.
Hartmann, Marcel, & Boff, Tiago (2020, May 17). Aulas a distância aumentam fosso entre escolas públicas e particulares [Distance classes increase the gap between public and private schools]. GaúchaZH. https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2020/05/aulas-a-distancia-aumentam-fosso-entre-escolas-publicas-e-particulares-ckabhvddv006l015nlc5sjrpe.html
Heidegger, Martin (1997). A questão da técnica [The technique question]. Cadernos de Tradução, 2, 40-93.
Kress, Günther (2010). Multimodality. A social semiotic approach to contemporary communication. Routledge.
Krumsvik, Rune, Mørk, Fredrik, Jones, Lise, Eikeland, Ole-Johan, & Høydal, Kjetil (2018). ICT and digital divides. ICICTE 2018 Proceedings (pp. 98-115). http://www.icicte.org/2018-proceedings.html
Latour, Bruno (1994). On technical mediation. Common Knowledge, 3(2), 29-64. http://www.bruno-latour.fr/node/234.html
Latour, Bruno (2000). Ciência em ação [Science in action]. Unesp.
Lazzarato, Maurizio (1998). Para uma definição do conceito de biopolítica [For a definition of the concept of biopolitics]. Lugar Comum, 5-6, 81-96.
Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Law of directives and bases of national education]. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lima, Licínio, & Afonso, Almerindo (2002). Democratização, modernização e neoliberalismo [Democratization, modernization and neoliberalismo]. Afrontamento.
Lindh, Maria, & Nolin, Jan (2016). Information we collect: Surveillance and privacy in the implementation of Google apps for education. European Educational Research Journal, 15(6), 644-663. https://doi.org/10.1177/1474904116654917
Lundgren, Ulf (1999). Ramfaktorteori och praktisk utbildningsplanering [Framework factor theory and practical educational planning]. Pedagogisk Forskning i Sverige, 4(1), 31-41. https://open.lnu.se/index.php/PFS/article/view/1052
Martins, Isadora (2020, April 16). Weintraub pede volta às aulas em cidades com poucos casos de coronavírus [Weintraub calls for back to school in cities with few cases of coronavírus]. Correio Braziliense. www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2020/04/16/interna-educacaobasica-2019,845316/weintraub-pede-volta-as-aulas-em-cidades-com-poucos-casos-de-coronavir.shtml
Mihalcik, Carrie (2020, April 30). Zoom doesn’t actually have 300 million daily users. Cnet. www.cnet.com/news/zoom-doesnt-actually-have-300-million-daily-users/
Ministério da Educação. (2018). Base nacional comum curricular [Common national curriculum base]. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Ministério da Educação. (2020a, março 11). Nota oficial: MEC ainda não recomenda suspensão de aulas por conta do coronavírus [Official note: MEC still does not recommend suspension of classes due to coronavírus]. gov.br/mec. https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-ainda-nao-recomenda-suspensao-de-aulas-por-conta-do-coronavirus
Ministério da Educação. (2020b, março 16). Nota oficial: Comitê de emergência do MEC define primeiras ações contra o coronavírus [Official note: MEC emergency committee defines first actions against coronavírus]. gov.br/mec. https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/comite-de-emergencia-do-mec-define-primeiras-acoes-contra-o-coronavirus
Ministério da Educação. (2020c, abril 28). Educação e coronavírus: CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia [Education and coronavirus: CNE approves guidelines for schools during pandemic]. gov.br/mec. https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia
Norman, Donald A. (2007). The design of future things. Basic books.
Parra, Henrique, Cruz, Leonardo, Amiel, Tel, & Machado, Jorge (2018). Infraestruturas, economia e política informacional: O caso do Google Suite for Education [Infrastructure, economics, and information policy: The case for Google Suite for Education]. Mediações - Revista de Ciências Sociais, 23(1), 63-99. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2018v23n1p63
Peters, Jay (2020, April 28). Google’s Meet teleconferencing service now adding about 3 million users per day. The Verge. www.theverge.com/2020/4/28/21240434/google-meet-three-million-users-per-day-pichai-earnings
Reichenberg, Monica (2014). Predicting teachers’ choice of teaching and learning materials: A survey study with Swedish teachers. IARTEM, 6(2), 71-93. https://doi.org/10.21344/iartem.v6i2.760
Rossini, Carolina, & Moore, Taylor (2015). Exploring zero-rating challenges: Views from five countries. Public Knowledge.
Roubicek, Marcelo (2020, April 30). O que diz o primeiro dado de desemprego na pandemia [What the first pandemic unemployment data say]. Nexo Jornal. https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/04/30/O-que-diz-o-primeiro-dado-de-desemprego-na-pandemia
Rouvroy, Antoinette, & Berns, Thomas (2015). Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação: O díspar como condição de individuação pela relação? [Algorithmic governmentality and perspectives of emancipation: The disparate as a condition of individuation through the relationship?]. ECO-Pós, 18(2), 36-56. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i2.2662
Säljö, Roger (2013). Lärande och kulturella redskap. Om lärprocesser and det kollektiva minnet [Learning and cultural tools. About learning processes and the collective memory]. Studentlitteratur.
Secretaria de Educação Básica. (2000). Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Bases legais [National curriculum parameters: High school. Legal bases] (vol. 1). Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica.
Secretaria de Educação Básica. (2006). Orientações curriculares para o ensino médio [Curriculum guidelines for high school] (vol. 3). Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica.
Silverman, David (2006). Interpreting qualitative data: Methods for analyzing talk, text and interaction. Sage.
Simondon, Gilbert (1989). Du mode d’existence des objets techniques [The existence mode of technical objects]. Aubier.
Skolverket. (2006). Läromedlens roll i undervisningen: Grundskollärares val, användning och bedömning av läromedel i bild, engelska och samhällskunskap [The role of teaching aids in teaching: Primary school teachers' choice, use and assessment of teaching aids in pictures, English and social studies]. Rapport 284. Fritzes Offentliga.
Skolverket. (2021, March 25). Utbildningsguiden: Det här är den svenska skolan [The training guide: This is the Swedish school system]. https://utbildningsguiden.skolverket.se/languages/svenska/det-har-ar-den-svenska-skolan
Skolverket. (n.d.a). Coronaviruset och covid-19 - regler för skolor och förskolor [Coronavirus and covid-19: rules for schools and preschools]. https://www.skolverket.se/regler-och-ansvar/coronaviruset-och-covid-19---regler-for-skolor-och-forskolor
Skolverket. (n.d.b). Läroplan och kursplaner för grundskolan [Curriculum and syllabuses for elementary school] https://www.skolverket.se/undervisning/grundskolan/laroplan-och-kursplaner-for-grundskolan
Statt, Nick (2020, February 20). Google sued by New Mexico attorney general for collecting student data. The Verge. https://www.theverge.com/2020/2/20/21145698/google-student-privacy-lawsuit-education-schools-chromebooks-new-mexico-balderas
Sun, Anna, & Chen, Xiufang (2016). Online education and its effective practice: A research review. Journal of Information Technology Education: Research, 15, 157-190. https://doi.org/10.28945/3502
The Swedish National Agency for Education. (2018). Technology (Curriculum courses). https://www.skolverket.se/download/18.4fc05a3f164131a7418107e/1535372300598/Technology-swedish-school.pdf
Utbildningsdepartementet (2010, June 23). Skollag (2010:800) [Education act (2010:800)]. Sveriges Riksdag. www.riksdagen.se/sv/dokument-lagar/dokument/svensk-forfattningssamling/skollag-2010800_sfs-2010-800
Utbildningsdepartementet. (2017). Diarienummer: U2017/04119/S: Nationell digitaliseringsstrategi för skolväsendet [National digitalization strategy for the school system]. https://www.regeringen.se/4a9d9a/contentassets/00b3d9118b0144f6bb95302f3e08d11c/nationell-digitaliseringsstrategi-for-skolvasendet.pdf
Vygotsky, Lev (Author), & Cole, Michael, John-Steiner, Vera, Scribner, Sylvia, & Souberman, Ellen (Eds.). (1978). Mind in society: The development of higher psycological processes. Harvard University Press. https://doi.org/10.2307/j.ctvjf9vz4
Wartofsky, Marx W. (1979). Models: Representation and the scientific understanding. D. Reidel Publishing Company.
Wertsch, James (1997). Mind as action. Oxford University Press.
Zaveri, Paayal (2020, April 29). Microsoft Teams now has 75 million daily active users, adding 31 million in just over a month. Business Insider. www.businessinsider.com/microsoft-teams-hits-75-million-daily-active-users-2020-4?r=US&IR=T
Zuboff, Shoshana (2015). Big other: Surveillance capitalism and the prospects of an information civilization. Journal of Information Technology, 30(1), 75-89. https://doi.org/10.1057%2Fjit.2015.5