Quebrar o ciclo da exclusão social? A influência da desigualdade afetiva na educação

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Elsa Guedes Teixeira
Helena C. Araújo

Abstract

Este artigo incide sobre os percursos singulares de inclusão social e/ou profissional de mulheres através do Rendimento Social de Inserção (RSI), salientando o papel da educação e da formação na rutura do ciclo de exclusão social. O estudo da inclusão social de mulheres destaca a complexidade das disposições sociais, bem como das relações afetivas relacionadas com o cuidar,
a negligência ou o abuso. Apresentamos dados preliminares de entrevistas em profundidade, realizadas no norte de Portugal, com beneficiárias de RSI que foram alvo de políticas de ativação, através da educação e da formação. Concluímos destacando a interseccionalidade entre as diferentes dimensões da desigualdade, tais como o afeto, o cuidar e a solidariedade, bem como o impacto do contexto económico na educação destas mulheres.

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How to Cite
Teixeira, E. G. ., & Araújo, H. C. . (2015). Quebrar o ciclo da exclusão social? : A influência da desigualdade afetiva na educação. Educação, Sociedade & Culturas, 44, 151-168. https://doi.org/10.34626/esc.vi44.262
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Teixeira, E. G. ., & Araújo, H. C. . (2015). Quebrar o ciclo da exclusão social? : A influência da desigualdade afetiva na educação. Educação, Sociedade & Culturas, 44, 151-168. https://doi.org/10.34626/esc.vi44.262