A avaliação externa das escolas e os TEIP na sua relação com a justiça social

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Marta Sampaio
Carlinda Leite

Abstract

Este artigo analisa o modo como o programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e o processo de Avaliação Externa das Escolas (AEE), em Portugal, estão a contribuir para a implementação de processos que concretizem princípios de equidade e de justiça curricular e social, isto é, de princípios que promovam uma educação democrática em escolas do ensino público. Considerando que os/as diretores/as de escolas são informantes privilegiados, o estudo recolheu dados através de um questionário online, aplicado a nível nacional, que permitiu recolher opiniões destes responsáveis escolares acerca destas duas medidas políticas em escolas TEIP e efeitos por elas gerados. A análise das respostas foi realizada através do software de análise de dados SPSS. O estudo permitiu concluir que a AEE tem produzido alguns efeitos, principalmente na atuação das lideranças e nos processos de autoavaliação que proporcionam às escolas condições para se conhecerem melhor e tomarem consciência da forma como está a ser concretizado o projeto educativo que as orienta. Esses efeitos são menos evidentes nos resultados dos alunos e no envolvimento das famílias na vida escolar, aspetos que poderiam contribuir para a promoção da equidade e justiça curricular geradora de uma justiça social, inerente a uma educação democrática.

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Sampaio, M. ., & Leite, C. (2016). A avaliação externa das escolas e os TEIP na sua relação com a justiça social. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 115-136. https://doi.org/10.34626/esc.vi47.190
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Sampaio, M. ., & Leite, C. (2016). A avaliação externa das escolas e os TEIP na sua relação com a justiça social. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 115-136. https://doi.org/10.34626/esc.vi47.190