O papel da escola angolana na educação moral e cívica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O artigo em referência parte da discussão sobre a importância da educação para os valores no contexto africano, para se centrar na experiência angolana. Procuramos compreender os pressupostos pedagógicos e políticos que estão na ordem da inclusão da disciplina de educação moral e cívica no sistema educativo angolano. A nossa abordagem inicia‑se por uma breve análise histórica do sistema educativo desde a sua implementação, em 1978, ainda no auge da República Popular de Angola, procurando traçar as mudanças nos objetivos. Segue‑se uma análise de diversos documentos que dão corpo à disciplina de educação moral e cívica no sistema educativo angolano, mas atendendo também a alguns dados sobre a sua implementação. A relevância do papel da educação na construção da democracia é afirmada, em linha com a investigação contemporânea em vários países africanos.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.