As competências digitais de professores de instituições de ensino superior em Cabo Verde Adaptação de uma ferramenta de autorreflexão
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Resumo
O entendimento de que nesta era digital ser “Líder”/“Pioneiro” em matéria da proficiência digital marca diferença no desempenho profissional dos/as professores/as, especialmente dos/as que atuam nas instituições de ensino superior, ditou a adaptação da ferramenta Check-In em Cabo Verde. O grande propósito deste estudo foi adaptar a Check-In e analisar a proficiência digital dos/as professores/as, visando contribuir para a otimização dos pontos fortes e a redução das limitações. Os resultados confirmam a consistência interna do instrumento, conclui-se que a competência digital da maioria dos/as professores/as oscila entre os níveis de Recém-chegado/a e Especialista, e asseguram a ausência de diferenças significativas da proficiência digital relativamente ao sexo, idade, tipo de vínculo e anos de serviço. As conclusões sugerem a urgência do reforço das competências digitais dos/as professores/as em matéria da utilização de tecnologias digitais.
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