A paisagem um valor relevante no ensino da geografia Projecto «Alverca…na Rota do Tejo»

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Lavrador
Susana Dias
Daniel Dias

Resumo

Este artigo centra‑se na paisagem e na sua mais‑valia na construção da cidadania territorial, dimensão chave da educação geográfica. Apresenta‑se
um projeto educativo inovador, sustentado no projeto «Tejo: Paisagem Cultural» e no Observatório da Paisagem do Tejo, enquadrado nos princípios
da Convenção Europeia da Paisagem, que visa apoiar a recolha e a troca de informação, bem como o estabelecimento de protocolos e parcerias entre instituições públicas e comunidades locais, numa lógica de governança territorial. O artigo comporta três pilares de ação, que se interligam e complementam: a) enquadrar a paisagem no quadro da geografia; b) discutir a mais‑valia da paisagem na construção da cidadania territorial e no ensino‑aprendizagem da geografia; c) apresentar um projeto educativo centrado na paisagem e perspetivado no âmbito da relação escola‑município.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

OUTROS ARTIGOS

Biografia do Autor

Daniel Dias, Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo

Este artigo centra‑se
na paisagem e na sua mais‑valia
na construção da cidadania territorial,
dimensão chave da educação geográfica. Apresenta‑se
um projeto educativo inovador, sustentado no
projeto «Tejo: Paisagem Cultural» e no Observatório da Paisagem do Tejo, enquadrado nos princípios
da Convenção Europeia da Paisagem, que visa apoiar a recolha e a troca de informação, bem como
o estabelecimento de protocolos e parcerias entre instituições públicas e comunidades locais, numa
lógica de governança territorial. O artigo comporta três pilares de ação, que se interligam e complementam:
a) enquadrar a paisagem no quadro da geografia; b) discutir a mais‑valia
da paisagem na
construção da cidadania territorial e no ensino‑aprendizagem
da geografia; c) apresentar um projeto
educativo centrado na paisagem e perspetivado no âmbito da relação escola‑município.

Como Citar

Lavrador, A., Dias, S., & Dias, D. (2017). A paisagem um valor relevante no ensino da geografia: Projecto «Alverca…na Rota do Tejo». Educação, Sociedade & Culturas, 51, 173-195. https://doi.org/10.34626/esc.vi51.90