O que é um modelo pedagógico?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A ideia de modelo tem sido ampla e, quase sempre, irrestritamente utilizada nas pesquisas acadêmicas circunscritas naqueles limites que, há pouco mais de dois séculos, nos acostumamos a denominar as ciências do homem. Nesse domínio, o uso de tal ideia tem despertado debates incontáveis, mas, relativa e paradoxalmente, uma atenção menor tem sido dedicada ao próprio problema
da dedução do estatuto de objetividade dos modelos empregados. A partir do mapeamento destas dificuldades, o que se propõe é a construção de uma epistemologia alternativa do modelo, não de acordo com a maneira estritamente filosófico‑analítica com que ela vem sendo tratada e não contrária às outras de modo absoluto, mas anterior, elaborada a partir de um deslocamento para um nível dos discursos onde a distinção entre objetos práticos e teóricos é visada como o resultado da articulação de regularidades que os antecede e que pode ser colocada em questão.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.