As dinâmicas globais do ensino superior, a contra-narrativa africana e o caso de Moçambique
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo tem como principais objetivos, por um lado, apresentar o quadro evolutivo do ensino superior à escala global e, por outro, refletir sobre como os países africanos têm reagido a essas dinâmicas globais, com especial ênfase para a realidade moçambicana. Metodologicamente, fez‑se uma revisão bibliográfica sobre as transformações no ensino superior no mundo, no contexto africano e em Moçambique, através da análise de fontes secundárias e do seu cruzamento
com fontes primárias previamente selecionadas. Como principais constatações do estudo, destacam‑se, por um lado, que os padrões de funcionamento e de crescimento do ensino superior têm estado a ser decisivamente moldados pelo seu processo de internacionalização e que, por outro lado, a sobrevivência e a afirmação das universidades tende a ser medida em função da forma como elas
reagem aos ditames das dinâmicas globais, estando em melhor posição aquelas que apostarem no mercado global de estudantes, conhecimento, tecnologias e cultura. No entanto, assume‑se também que as universidades dos países em desenvolvimento1, em particular as da África subsariana, têm uma lógica estruturante e de funcionamento relativamente diferente, não se enquadrando na lógica global de internacionalização.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.