Buscando os nexos, contornando as distâncias A comparação na pesquisa em história da educação
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O artigo analisa os modos de comparação operados nas produções acadêmicas realizadas em intercâmbio entre pesquisadores portugueses e brasileiros. Inicialmente centra o foco nas comunicações apresentadas no âmbito das redes que compõem os Congressos Luso Brasileiros de História da Educação. Em seguida, analisa os projetos de pesquisa desenvolvidos em convênios financiados por agências de fomento dos dois países, considerando, também, algumas publicações em livros, resultantes dessas pesquisas. Ao final, busca identificar os modos de comparação adotados nas diferentes modalidades de intercâmbio e colaboração, identificando as suas potencialidades e problematizando as suas limitações.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.