Estado, mercado, comunidade e avaliação Esboço para uma (re)articulação crítica

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Almerindo Janela Afonso

Resumo

A centralidade da avaliação no contexto das políticas educativas contemporâneas tem sido objecto de muitos trabalhos sociológicos, embora as marcas da sua discussão entre nós continuem a ser bastante ténues. Neste sentido, procura-se neste trabalho compreender as mudanças económicas e políticas em contextos onde ocorreu mais cedo o renascimento conservador e neoliberal, para em seguida retirar algumas das implicações destes acontecimentos no tocante à reformulação das políticas educativas e avaliativas. Dado que a redefinição do papel do Estado e a revalorização da ideologia do mercado são dois dos vectores essenciais dessas mudanças, é por referência a estes elementos que se procura elucidar o papel da avaliação educacional, contrapondo, ao mesmo tempo, uma outra rearticulação para pensar a avaliação em relação com a Comunidade, numa perspectiva menos reguladora e mais emancipatória. Finalmente, tendo este quadro teórico em mente, enunciam-se de modo sucinto algumas das especificidades das mudanças na avaliação educacional que ocorreram em Portugal no início dos anos 90.

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Como Citar
Afonso, A. J. (2018). Estado, mercado, comunidade e avaliação: Esboço para uma (re)articulação crítica. Educação, Sociedade & Culturas, 52, 133-155. https://doi.org/10.34626/esc.vi52.78
Secção
ARQUIVO

Como Citar

Afonso, A. J. (2018). Estado, mercado, comunidade e avaliação: Esboço para uma (re)articulação crítica. Educação, Sociedade & Culturas, 52, 133-155. https://doi.org/10.34626/esc.vi52.78