Relação escola-comunidade em regiões de fronteira

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Milheiro Silva
Sofia Marques da Silva

Resumo

Os projetos educativos de agrupamentos de escolas (PEA) de regiões de fronteira de Portugal Continental constituem o material empírico deste artigo. Reconhece-se, através da literatura, que existem desigualdades de oportunidades, também educacionais, nestas regiões. Neste artigo procura-se discutir, recorrendo à análise documental, o modo como escolas de fronteira se mobilizam na rela-
ção com o local, nomeadamente com a comunidade e região. A análise sugere diferentes papéis das escolas nesta relação, quer posicionando-se como responsáveis por redes compreensivas para o desenvolvimento local, sensíveis a especificidades locais, quer assumindo uma relação de carácter mais funcionalista e instrumental. As estratégias de ação podem concretizar-se tanto através de um modelo próximo do trabalho em rede, como da abertura das escolas ao exterior. Os/as jovens, a escola, a comunidade ou o património cultural podem constituir-se como o objeto privilegiado desta relação. A
análise permitiu ainda constatar que, nos PEA, reside uma intenção de considerar o local e a comunidade como relevantes na dinâmica da escola. Contudo, são raros os PEA que se apropriam, não de um local ou comunidade abstratos, mas de aspetos específicos, designadamente de fronteira.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Silva, A. M., & Silva, S. M. da. (2018). Relação escola-comunidade em regiões de fronteira. Educação, Sociedade & Culturas, 52, 28-46. https://doi.org/10.34626/esc.vi52.73

Referências

Abeele, Mariek M. P. Vanden (2016). Mobile youth culture: A conceptual development. Mobile Media & Communication, 4(1), 85-101. doi:10.1177/2050157915601455

Aitken, Stuart C., & Plows, Vicky (2011). Overturning assumptions about youth people, border spaces and revolutions. In Stuart C. Aitken, Kate Swanson, Fernando J. Bosco, & Thomas Herman (Eds.), Young people, border spaces and revolutionary imaginations (pp. 1-7). London: Routledge.

Alves, Natália, Cabrito, Belmiro, Canário, Rui, & Gomes, Rui (1996). A escola e o espaço local: Políticas e actores. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Amiguinho, Abílio (2005). Educação em meio rural e desenvolvimento local. Revista Portuguesa de Educação, 18(2), 7-43. Retrieved from http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v18n2/v18n2a02.pdf

Amiguinho, Abílio (2008). A escola e o futuro do mundo rural. Coimbra: Fundação Calouste Gulbenkian.

Barbieri, Helena (2003). Os TEIP, o projecto educativo e a emergência de «perfis de território». Educação, Sociedade & Culturas, 20, 43-75.

Bardin, Laurence (2011). Análise de conteúdo (4ª ed.). Lisboa: Edições Afrontamento.

Barroso, João (2003). A escola pública: Regulação, desregulação e privatização. Porto: Edições ASA.

Bowen, Glenn A. (2009). Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, 9(2), 27-40. doi:10.3316/QRJ0902027

Batista, Susana (2012). A relação escola-comunidade: Políticas e práticas. Lisboa: Projecto ESCXEL.

Canário, Rui (2000). A escola no mundo rural: Contributos para a construção de um objeto de estudo. Educação, Sociedade & Culturas, 14, 121-139.

Charlot, Bernard (1994). La territorialisation des politiques éducatives: Une politique national. In Bernard Charlot (Org.), L’école et le territoire: Nouveaux espaces, nouveaux enjeux (pp. 27-48). Paris: Armand Colin.

Carmo, Renato Miguel (2011). Entre as cidades e a serra: Mobilidades, capital social e associativismo no interior algarvio. Lisboa: Mundos Sociais.

Chapman, Christopher, & Hadfield, Mark (2010). Realising the potential of school-based networks. Educational Research, 52(3), 309-323. doi:10.1080/00131881.2010.504066

Dias, Maria Natália (2003). Políticas educativas e dispositivos de territorialização: Da escola aberta à comunidade à escola em parceria (Dissertação de mestrado não publicada). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Farrugia, David (2014). Towards a spatialised youth sociology: The rural and the urban in times of change. Journal of Youth Studies, 17(3), 293-307. doi:10.1080/13676261.2013.830700

Ferreira, Fernando Ilídio (2004). Uma análise crítica das políticas de parceria: A metáfora da rede. Actas dos Ateliers do V Congresso Português de Sociologia, 25-30.

Fiore, Douglas J. (2011). School-community relations (3ª ed.). Larchmont, NY: Eye on Education.

Hands, Catherina M. (2010). Why collaborate?: The differing reasons for secondary school educators’ establishment of school-community partnerships. School Effectiveness and School Improvement, 21(2), 189-207. doi:10.1080/09243450903553993

Heggen, Kåre (2000). Marginalisation: On the fringe of the periphery: Youth as a risky life stage? Young: Nordic Journal of Youth Research, 8(2), 45-62. doi:10.1177/110330880000800203

Leite, Carlinda, Fernandes, Preciosa, Mouraz, Ana, & Sampaio, Marta (2015). Parcerias entre a escola e a comunidade em Portugal: Uma análise a partir da avaliação externa das escolas. Dados: Revista de Ciências Sociais, 58(3), 825-855.

Newman, David (2006). Borders and bordering: Towards an interdisciplinary dialogue. European Journal of Social Theory, 9(2), 171-186. doi:10.1177/1368431006063331

Prévost, Paul (2004). Projet l’école éloignée en réseau: Les collaborations école-comunauté au Québec: Une perspective de développement local au moyen de quatre études de cas. Retrieved from http://eer.qc.ca/doc/2004/02/ecole_communautes_PPrevost_2004.pdf

Sanders, Mavis G. (2003). Community involvement in schools: From concept to practice. Education and Urban Society, 35(2), 161-180. doi:10.1177/0013124502239390

Sarmento, Manuel Jacinto, & Oliveira, Joaquim Marques de (2005). A escola é o melhor do povo: Relatório de revisão institucional do projeto das escolas rurais. Porto: Profedições.

Silva, Maria, Doroftei, Alexandra Oliveira, Macedo, Eunice, Costa, Isabel, Sousa, Florbela, & Araújo, Helena C. (2014). Associações de pais e política educativa municipal: Redes em construção. Revista Lusófona de Educação, 27, 11-25. Retrieved from http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4827/3243

Silva, Marisa, Silva, Sofia Marques da, & Araújo, Helena C. (2016). Networking in education: From concept to action: An analystical view on the educational territories of priority intervention (TEIP) in northern Portugal. Improving Schools, 20(1), 48-61. doi:10.1177/1365480216658566

Silva, Sofia Marques da (2013). Disinheriting the heritage and the case of Pauliteiras: Young girls as newcomers in a traditional dance from the Northeast of Portugal. In John Baldacchino & Raphael Vella (Eds.), Mediterranean art and education (pp. 43-58). Rotterdam, NL: Sense Publishers & Mediterranean Journal of Educational Studies.

Silva, Sofia Marques da (2014). Growing up in a Portuguese Borderland. In Spyrous Spyrou & Miranda Christou (Eds.), Children and borders (pp. 62-77). London: Palgrave Macmillan.

Silva, Sofia Marques da, & Silva, Ana Milheiro (2016, agosto). Transitions to higher education during austerity times: expectations and challenges for young people from border regions. Poster presented at ECER 2016, University College Dublin, Dublin, Irlanda.

Sousa, Sofia Branco, Doroftei, Alexandra Oliveira, & Araújo, Helena C. (2013). Networks in education: An analysis of selected discourses. Interchange, 44, 311-331. Retrieved from http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10780-014-9214-6

Stoer, Stephen R., & Araújo, Helena C. (2000). Escola e aprendizagem para o trabalho num país da (semi)periferia Europeia (2ª ed.). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Tiza, António André Pinelo (2010). O conhecimento mútuo das tradições etnográficas na educação espanhola e portuguesa: Mascaradas e pauliteiros em terras de Zamora e Bragança (Tese de doutoramento não publicada). Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidade de Valladolid, Valladolid, Espanha.

Trillo-Santamaría, Juan-Manuel, & Paül, Valerià (2014). The oldest boundary in Europe? A critical approach to Spanish-Portuguese border: The raia between Galicia and Portugal. Geopolitics, 19(1), 161-181. doi:10.1080/14650045.2013.803191

União Europeia/Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (UE/FEDER). (2016). Versão final: INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP). Retrieved from http://www.poctep.eu/sites/default/files/pt_poctep_reprogramacion_v7_17_10_16_limpia.pdf

Veloso, Luísa, Craveiro, Daniela, & Rufino, Isabel (2013). Community involvement in school management in Portugal. Citizenship, Social and Economics Education, 12(3), 186-199. doi:10.2304/csee.2013.12.3.186

Yndigegn, Carsten (2003). Life planning in the periphery. Young: Nordic Journal of Youth Research, 11(3), 235-251. doi:10.1177/11033088030113003

Legislação consultada

Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril. Retrieved from https://dre.pt/application/file/a/249886