O aprender social na educação não formal

Entre o labor e as imagens do outro

Autores

  • Gabriela Poltronieri Lenzi Universidade Regional de Blumenau – FURB, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES (Santa Catarina, Brasil)
  • Marcia Selpa Heinzle Universidade Regional de Blumenau – FURB, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES (Santa Catarina, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi53.68

Palavras-chave:

educação não formal, oficina do chapéu, apoio social, câncer de mama

Resumo

Este artigo apresenta um estudo etnográfico realizado com nove mulheres mastectomizadas que frequentam a Rede Feminina de Combate ao Câncer de uma cidade localizada no sul do Brasil. O objetivo foi compreender como uma educação não formal, propiciou o apoio social entre essas mulheres. Para geração de dados foi implementada uma oficina, chamada de Oficina do Chapéu, que as ensinou a confeccionar esse acessório da indumentária. Nesse processo a observação participante e o diário de campo serviram de alicerce para as descrições e interpretações dos dados coletados durante as oficinas. A partir dos princípios da educação não formal e o aporte teórico antropológico, a Oficina do Chapéu ensinou as técnicas desse labor assim como fatores estéticos e estilísticos desse adorno. Além disso, durante esse processo, foi possível despertar os valores humanos, que abriram um amplo espaço de troca de experiências e aprendizagens entre elas bem como de apoio social aos seus pares.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Lenzi, G. P., & Heinzle, M. S. (2018). O aprender social na educação não formal: Entre o labor e as imagens do outro. Educação, Sociedade & Culturas, (53), 121–140. https://doi.org/10.34626/esc.vi53.68

Edição

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