Educação para o desenvolvimento na era global

Possibilidades de uma leitura pós-colonial

Autores

  • Dalila P. Coelho CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • João Caramelo CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • Isabel Menezes CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi53.67

Palavras-chave:

educação para o desenvolvimento, educação global, educação para a cidadania global, desenvolvimento, globalização, teoria pós-colonial

Resumo

Neste artigo faz-se uma revisão de elementos relevantes para o entendimento e problematização da Educação para o Desenvolvimento promovida por organizações não governamentais. Primeiramente analisam-se questões ligadas ao desenvolvimento e à globalização, campos vitais para compreender o surgimento e evolução da temática. Segue-se uma sistematização do conceito de educação para o desenvolvimento e de outros dois conceitos frequentemente considerados sinónimos: educação global e educação para a cidadania global. Conclui-se com uma leitura de aspetos tensionais do campo à luz de uma perspetiva pós-colonial.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Coelho, D. P., Caramelo, J., & Menezes, I. . (2018). Educação para o desenvolvimento na era global: Possibilidades de uma leitura pós-colonial. Educação, Sociedade & Culturas, (53), 97–119. https://doi.org/10.34626/esc.vi53.67

Edição

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