"O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!..." Visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Partindo da análise das perspetivas das crianças, com este trabalho pretende-se identificar efeitos decorrentes de projetos de intervenção artística na comunidade. Explora-se a possibilidade de desenvolvimento de competências artísticas musicais e de competências sociais e pessoais das crianças. O foco é o projeto Escola a Cantar que está a acontecer por iniciativa da Casa da Música na Área Metropolitana do Porto. Recorrendo a uma abordagem etnográfica, acompanhou-se o quotidiano deste projeto de intervenção musical que pretende potenciar a articulação entre a educação formal e não formal, olhando a música como um instrumento de desenvolvimento sociocultural e afetivo das crianças. Realizaram-se também grupos de discussão focalizada com as crianças participantes no projeto. Os dados recolhidos parecem indicar que as crianças reconhecem impactos positivos dos projetos nas suas vidas ao nível de competências pessoais e sociais, e que na qualidade de sujeitos musicais, reconhecem o desenvolvimento da sua capacidade de fruição e de construção do gosto musical.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.