Uma teoria materialista em educação, inspirada por Paulo Freire, em França

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Irène Pereira

Resumo

Este artigo propõe um enquadramento para uma teoria crítica na educação inspirada, entre outros, por Paulo Freire. A perspetiva metodológica adotada é materialista, enfatizando as relações sociais no trabalho. O artigo propõe uma aplicação desse quadro teórico ao contexto da escola francesa. Para tal, ele apoia-se numa investigação sobre conscientização. O objetivo é desenvolver a
consciência crítica dos professores sobre a reprodução de relações sociais desiguais e sobre as discriminações no próprio espaço escolar. O artigo propõe, então, pistas de ação relativas a vários eixos: práxis sindical, pedagogia anti discriminatória e ensino para a justiça social. 

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pereira, I. (2021). Uma teoria materialista em educação, inspirada por Paulo Freire, em França. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 47-64. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.49
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Pereira, I. (2021). Uma teoria materialista em educação, inspirada por Paulo Freire, em França. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 47-64. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.49