Uma teoria materialista em educação, inspirada por Paulo Freire, em França

Authors

  • Irène Pereira Université Paris-Est, Créteil, France

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi54.49

Keywords:

Paulo Freire, materialismo, discriminações, escola, França

Abstract

Este artigo propõe um enquadramento para uma teoria crítica na educação inspirada, entre outros, por Paulo Freire. A perspetiva metodológica adotada é materialista, enfatizando as relações sociais no trabalho. O artigo propõe uma aplicação desse quadro teórico ao contexto da escola francesa. Para tal, ele apoia-se numa investigação sobre conscientização. O objetivo é desenvolver a
consciência crítica dos professores sobre a reprodução de relações sociais desiguais e sobre as discriminações no próprio espaço escolar. O artigo propõe, então, pistas de ação relativas a vários eixos: práxis sindical, pedagogia anti discriminatória e ensino para a justiça social. 

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Published

2021-05-10

How to Cite

Pereira, I. (2021). Uma teoria materialista em educação, inspirada por Paulo Freire, em França. Educação, Sociedade & Culturas, (54), 47–64. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.49