“O cabelo cuidadosamente arrumado para o uso da boina” Interfaces entre disciplinamento e políticas curriculares

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Luciano Carlos Mendes de Freitas Filho Freitas Filho
https://orcid.org/0000-0001-7183-6583

Resumo

Apresento uma reflexão que busca problematizar as vinculações entre sentidos de “disciplinamento” com políticas curriculares, para fins de uma pretensa melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem no contexto escolar contemporâneo. A partir de análise de narrativas docentes e discentes de escolas do estado de Pernambuco e da Bahia, contraponho-me à referida vinculação e aposto nas discussões sobre a emergência dos sentidos de democracia radical -pluralista e agonística- , perfazendo-se no interior da escola. À luz de estudos pós-estruturalistas, com ênfase na discursividade, esse estudo busca reiterar a potência das relações sociais no contexto da prática curricularescolar enquanto mobilizadoras para pensarmos a diferença em um fluxo incontornável no interior de uma escola. Uma defesa do espaço escolar enquanto espaço-tempo aberto a processos de subjetivação, em múltiplas performances, resistindo, dessa forma, às tentativas de padronização dos sujeitos que circulam na escola.

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Como Citar
Freitas Filho, L. C. M. de F. F. (2022). “O cabelo cuidadosamente arrumado para o uso da boina”: Interfaces entre disciplinamento e políticas curriculares. Educação, Sociedade & Culturas, 63, 1-23. https://doi.org/10.24840/esc.vi63.447
Secção
ARTIGOS | Submissão livre
Biografia do Autor

Luciano Carlos Mendes de Freitas Filho Freitas Filho, Instituto Federal da Bahia/IFBA

Atua na área da Educação/Pesquisa em Educação e de Ensino de Língua Inglesa , com ênfase em Educação em Direitos Humanos, currículo, políticas educacionais e formação de professores. Professor de Língua Inglesa do Instituto Federal da Bahia/IFBA. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Realizou estágio doutoral na Katholieke Universiteit Leuven/Bélgica-2019, sob supervisão do professor Jan Masschelein. Professor substituto de Língua Inglesa, no Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, 2007-2009, e Professor Substituto do Centro de Educação da UFPE/CE, 2015 a 2017. Tem experiência com Ensino a distância/EAD ( professor conteudista e formador), bem como dispõe de experiência em formação de professores da educação básica ( de 2009 a 2017) e revisão/elaboração de materiais didático-pedagógicos para a educação básica ( com ênfase na educação em direitos humanos) e gestão educacional. 

Como Citar

Freitas Filho, L. C. M. de F. F. (2022). “O cabelo cuidadosamente arrumado para o uso da boina”: Interfaces entre disciplinamento e políticas curriculares. Educação, Sociedade & Culturas, 63, 1-23. https://doi.org/10.24840/esc.vi63.447

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