“O cabelo cuidadosamente arrumado para o uso da boina”

Interfaces entre disciplinamento e políticas curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi63.447

Palavras-chave:

contexto da prática, diferença, (in) disciplinamento escolar, militarização de escolas

Resumo

Apresento uma reflexão que busca problematizar as vinculações entre sentidos de “disciplinamento” com políticas curriculares, para fins de uma pretensa melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem no contexto escolar contemporâneo. A partir de análise de narrativas docentes e discentes de escolas do estado de Pernambuco e da Bahia, contraponho-me à referida vinculação e aposto nas discussões sobre a emergência dos sentidos de democracia radical -pluralista e agonística- , perfazendo-se no interior da escola. À luz de estudos pós-estruturalistas, com ênfase na discursividade, esse estudo busca reiterar a potência das relações sociais no contexto da prática curricularescolar enquanto mobilizadoras para pensarmos a diferença em um fluxo incontornável no interior de uma escola. Uma defesa do espaço escolar enquanto espaço-tempo aberto a processos de subjetivação, em múltiplas performances, resistindo, dessa forma, às tentativas de padronização dos sujeitos que circulam na escola.

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Biografia Autor

Luciano Carlos Mendes de Freitas Filho Freitas Filho, Instituto Federal da Bahia/IFBA

Atua na área da Educação/Pesquisa em Educação e de Ensino de Língua Inglesa , com ênfase em Educação em Direitos Humanos, currículo, políticas educacionais e formação de professores. Professor de Língua Inglesa do Instituto Federal da Bahia/IFBA. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Realizou estágio doutoral na Katholieke Universiteit Leuven/Bélgica-2019, sob supervisão do professor Jan Masschelein. Professor substituto de Língua Inglesa, no Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, 2007-2009, e Professor Substituto do Centro de Educação da UFPE/CE, 2015 a 2017. Tem experiência com Ensino a distância/EAD ( professor conteudista e formador), bem como dispõe de experiência em formação de professores da educação básica ( de 2009 a 2017) e revisão/elaboração de materiais didático-pedagógicos para a educação básica ( com ênfase na educação em direitos humanos) e gestão educacional. 

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Freitas Filho, L. C. M. de F. F. (2022). “O cabelo cuidadosamente arrumado para o uso da boina”: Interfaces entre disciplinamento e políticas curriculares. Educação, Sociedade & Culturas, (63), 1–23. https://doi.org/10.24840/esc.vi63.447

Edição

Secção

ARTIGOS