A agenda e o discurso da qualidade em educação Os limites da participação democrática nas escolas do Brasil e de Portugal

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Altamiro Braga
Leonor Torres

Resumo

O presente artigo expõe os principais resultados da pesquisa de doutoramento em ciências da educação, especialização em sociologia da educação e políticas educativas. Ancorada numa abordagem qualitativa, a investigação se desenvolveu através do estudo de caso de duas escolas públicas brasileiras e um agrupamento de escolas em Portugal. O objetivo da pesquisa pautou-se em analisar os limites da participação democrática através da presença do discurso da qualidade em educação.


Para além da vasta análise documental, realizaram-se entrevistas e inquéritos por questionário aos/às professores/as e gestores/as das escolas tomadas como estudo de caso com o objetivo de explorar suas relações com o discurso da qualidade e as interferências nas possibilidades de participação democrática das escolas. Os resultados apontam para uma intensa influência das resoluções dos poderes públicos do Brasil e de Portugal, sob a égide do discurso da qualidade, no processo de racionalização e burocratização da vida escolar. As escolas apresentam investidas para a garantia de qualidade em educação que, com efeito, imputam à docência e à escola um ritmo industrial de trabalho, aprofundando a limitação da participação democrática nos rumos da escola, prevalecendo a escola para o trabalho de execução de tarefas e alcance de resultados de qualidade. 


 


Recebido: 30/05/2021


Aceite: 22/11/2021

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Como Citar
Braga, A., & Torres, L. . (2022). A agenda e o discurso da qualidade em educação: Os limites da participação democrática nas escolas do Brasil e de Portugal. Educação, Sociedade & Culturas, 61, 93-111. https://doi.org/10.24840/esc.vi61.435
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Braga, A., & Torres, L. . (2022). A agenda e o discurso da qualidade em educação: Os limites da participação democrática nas escolas do Brasil e de Portugal. Educação, Sociedade & Culturas, 61, 93-111. https://doi.org/10.24840/esc.vi61.435

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