Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola Reflexões a partir de três casos de estudo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sara Poças
Amélia Lopes
Teresa Medina
Júlio Gonçalves dos Santos

Resumo

A globalização afeta sobremaneira os Estados-Nação, levando-os a ter agendas e objetivos similares. Falando de globalização e educação, é inevitável reconhecer o papel de organismos internacionais que influenciam as políticas educativas nacionais, nomeadamente na produção e circulação de ideias, projetos e agendas políticas. Em Angola, existem diversos projetos de cooperação, a maioria deles de cooperação bilateral. Neste artigo pretende-se abordar a forma como os projetos de cooperação internacional influenciam as conceções e práticas de formação inicial e contínua de professores em Angola. Para isso, perscrutaram-se esses efeitos em três províncias, Benguela, Cabinda e Kunene, com uma metodologia de natureza qualitativa. Os resultados aqui apresentados decorrem de análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas a responsáveis das respetivas Direções Provinciais de Educação. Apesar de serem muito distintas, o funcionamento do sistema educativo nestas províncias é muito semelhante, com reflexos principalmente na formação de professores. Os parâmetros definidos para a melhoria da formação de professores aparecem, por um lado, fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas e, por outro, com formas de implementação pouco sistemáticas e pouco eficientes. Com base em algumas tendências diferenciadoras encontradas, sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Poças, S., Lopes, A., Medina, T., & Santos, J. G. dos. (2019). Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola: Reflexões a partir de três casos de estudo. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 149-169. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.43
Secção
OUTROS ARTIGOS

Como Citar

Poças, S., Lopes, A., Medina, T., & Santos, J. G. dos. (2019). Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola: Reflexões a partir de três casos de estudo. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 149-169. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.43