Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola

Reflexões a partir de três casos de estudo

Autores

  • Sara Poças CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • Amélia Lopes CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • Teresa Medina CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal
  • Júlio Gonçalves dos Santos CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi55.43

Palavras-chave:

Angola, formação de professores, projetos de cooperação

Resumo

A globalização afeta sobremaneira os Estados-Nação, levando-os a ter agendas e objetivos similares. Falando de globalização e educação, é inevitável reconhecer o papel de organismos internacionais que influenciam as políticas educativas nacionais, nomeadamente na produção e circulação de ideias, projetos e agendas políticas. Em Angola, existem diversos projetos de cooperação, a maioria deles de cooperação bilateral. Neste artigo pretende-se abordar a forma como os projetos de cooperação internacional influenciam as conceções e práticas de formação inicial e contínua de professores em Angola. Para isso, perscrutaram-se esses efeitos em três províncias, Benguela, Cabinda e Kunene, com uma metodologia de natureza qualitativa. Os resultados aqui apresentados decorrem de análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas a responsáveis das respetivas Direções Provinciais de Educação. Apesar de serem muito distintas, o funcionamento do sistema educativo nestas províncias é muito semelhante, com reflexos principalmente na formação de professores. Os parâmetros definidos para a melhoria da formação de professores aparecem, por um lado, fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas e, por outro, com formas de implementação pouco sistemáticas e pouco eficientes. Com base em algumas tendências diferenciadoras encontradas, sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Poças, S., Lopes, A., Medina, T., & Santos, J. G. dos. (2019). Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola: Reflexões a partir de três casos de estudo. Educação, Sociedade & Culturas, (55), 149–169. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.43