Do ensino regular aos cursos de aprendizagem Percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação
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Resumo
Este artigo refere-se a percursos de jovens que saíram do sistema de educação e formação antes de concluir o ensino secundário, engrossando dessa forma os números do abandono precoce de educação e formação, mas que decidiram voltar ao ensino através de um Curso de Aprendizagem. São apresentadas as razões evocadas pelos/as jovens para abandonar a escola e para se matricularem no curso. Foi utilizado um desenho de investigação de metodologia mista, tendo-se recolhido dados quantitativos de 665 jovens que responderam a um questionário aplicado online em Portugal, a nível nacional, e dados qualitativos de 54 entrevistas semiestruturadas com jovens, ao nível do distrito do Porto. Todos/as os/as participantes frequentavam Cursos de Aprendizagem ao momento da recolha de dados. Os resultados apontam para alguma convergência entre dados quantitativos e qualitativos no que respeita aos motivos para abandonar a escola, e reportam que tais motivos confluem também para as razões para entrar num Curso de Aprendizagem, especialmente entre dados qualitativos.
Recebido: 1/11/2021
Aceite: 10/11/2021
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