Do ensino regular aos cursos de aprendizagem

Percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação

Autores

  • Alexandra Doroftei Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-1623-4357

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi60.364

Palavras-chave:

cursos de aprendizagem, abandono precoce de educação e formação, jovens, ensino profissionalizante

Resumo

Este artigo refere-se a percursos de jovens que saíram do sistema de educação e formação antes de concluir o ensino secundário, engrossando dessa forma os números do abandono precoce de educação e formação, mas que decidiram voltar ao ensino através de um Curso de Aprendizagem. São apresentadas as razões evocadas pelos/as jovens para abandonar a escola e para se matricularem no curso. Foi utilizado um desenho de investigação de metodologia mista, tendo-se recolhido dados quantitativos de 665 jovens que responderam a um questionário aplicado online em Portugal, a nível nacional, e dados qualitativos de 54 entrevistas semiestruturadas com jovens, ao nível do distrito do Porto. Todos/as os/as participantes frequentavam Cursos de Aprendizagem ao momento da recolha de dados. Os resultados apontam para alguma convergência entre dados quantitativos e qualitativos no que respeita aos motivos para abandonar a escola, e reportam que tais motivos confluem também para as razões para entrar num Curso de Aprendizagem, especialmente entre dados qualitativos.

 

Recebido: 1/11/2021
Aceite: 10/11/2021

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Biografia Autor

Alexandra Doroftei, Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal.

PhD degree in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (FPCEUP). She is a post-doctoral research fellow at the Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto. She concluded the European Master of Development Studies in Social and Educational Sciences - European Perspectives on Social Inclusion (http://www.social-inclusion.org/).

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Doroftei, A. . (2021). Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: Percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação. Educação, Sociedade & Culturas, (60). https://doi.org/10.24840/esc.vi60.364

Edição

Secção

ARTIGOS