Prefácio
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Um dossiê temático sobre «Epistemologia, Ensino e Inovação» explica-se em função da necessidade de conferir uma maior visibilidade à reflexão epistemológica como reflexão matricial dos processos de decisão e operacionalização curriculares e pedagógicas, enquanto condição para se refletir sobre empreendimentos educativos inovadores. O que se procura é participar e contribuir para um debate, no campo das Ciências da Educação, que permita reabilitar a Escola como um espaço culturalmente significativo, o que passa por complexificar as interpelações sobre os projetos de inovação pedagógica, deslocando-as do polo dos alunos para o da relação entre estes e o legado de informações, procedimentos, instrumentos e atitudes culturalmente validado, em função do qual se constitui o património curricular de cada disciplina.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.