Educação, tecnologias digitais e implicações da COVID-19 no sistema educacional brasileiro

Autores

  • Flávia Marcele Cipriani Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
  • Antonio Flavio Barbosa Moreira Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi59.340

Palavras-chave:

educação escolar, práticas docentes, tecnologias digitais, pandemia

Resumo

A pandemia da Covid-19 causou consideráveis transtornos à sociedade do mundo globalizado. A educação, como um dos sistemas sociais, sofreu importantes impactos que merecem atenção. O objetivo deste estudo foi analisar os principais dilemas vivenciados pelos/as professores/as da educação básica brasileira durante o período da suspensão das aulas presenciais e da adoção intensificada das tecnologias digitais no ensino remoto. A abordagem qualitativa e de caráter exploratório adotada estimou a estatística descritiva e a análise de conteúdo dos dados emergentes das respostas ao questionário preenchido pelos/as 209 professores/as que lecionam da educação infantil ao ensino médio na cidade de Juiz de Fora, MG, Brasil. Os resultados apontaram que, apesar das inúmeras dificuldades e de não substituírem as relações presenciais, os/as profissionais reconheceram a validade da educação remota e das tecnologias digitais da comunicação e informação nas práticas educacionais, nesse conturbado período. A preocupação com as desigualdades de condições de acesso à educação, agravadas com a medida emergencial, principalmente pelos/as alunos/ as das escolas da rede pública, foi destacada, o que corrobora a situação de que a universalização da educação, como direito de todos/as, ainda não se consagra no Brasil.

 

Submetido: 01.02.2021

Aceite: 04.05.2021

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

Cipriani, F. M. ., & Moreira, A. F. B. . (2021). Educação, tecnologias digitais e implicações da COVID-19 no sistema educacional brasileiro. Educação, Sociedade & Culturas, (59), 139–160. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.340