Tecnologias digitais e educação escolar em tempos de pandemia da COVID-19

Percepções de professores/as de Língua Portuguesa

Autores

  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil
  • Nádson Araújo dos Santos Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil
  • Wilton Petrus dos Santos Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi59.338

Palavras-chave:

tecnologias digitais, Língua Portuguesa, ensino remoto emergencial

Resumo

Este artigo analisou percepções de professores/as que ensinam Língua Portuguesa na educação básica no Estado de Alagoas, Brasil no contexto pandêmico da Covid-19. O corpus de análise se compõe das respostas a um questionário on-line que tinha por foco coletar dos/as participantes reflexões sobre suas aulas durante o ensino remoto emergencial. Os dados foram tratados a partir da análise textual discursiva, da qual emergiram as categorias de análise: desafios à prática docente; designs de aula; letramento digital no ensino remoto emergencial. O diálogo com as percepções dos professores demonstrou que eles estão ressignificando a sua prática docente ao experienciar os usos das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa em um novo tempo e espaço.

 

Submetido: 09.02.2021

Aceite: 04.05.2021

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

Santos, A. C. dos ., Santos, N. A. dos ., & Santos, W. P. dos . (2021). Tecnologias digitais e educação escolar em tempos de pandemia da COVID-19: Percepções de professores/as de Língua Portuguesa. Educação, Sociedade & Culturas, (59), 97–115. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.338