Estágio à prova de distância Uma experiência tão extraordinária como autêntica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo pretende analisar uma experiência pedagógica de formação inicial de professoras/es vivida na Prática Supervisionada em 1.º ciclo do ensino básico, no contexto da pandemia da Covid-19. Considerando esta circunstância particular, as equipas de coordenação do curso e de docentes desenharam um conjunto de medidas emergenciais para promover a continuidade dos estágios em regime não presencial. Foi desenvolvido um estudo qualitativo inspirado pelas metodologias do autoestudo com base na análise documental e questionários às/aos estagiárias/os. A análise e discussão dos dados revelam um balanço positivo da experiência vivida e permitem tecer algumas considerações sobre a formação inicial de professoras/es e educadoras/es.
Submetido: 05.02.2021
Aceite: 04.05.2021
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
Alves, Mariana G., Azevedo, Nair, & Gonçalves, Teresa (2013). Theorizing education and educating researchers. In Nair R. Azevedo, Teresa N. R. Gonçalves, Mariana G. Alves (Eds), Educational theory informing educational research. UIED-FCT/Universidade Nova de Lisboa.
Amado, João (2017). Manual de investigação qualitativa em educação. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Biesta, Gert (2020). Have we been paying attention? Educational anaesthetics in a time of crises. Educational Philosophy and Theory, 1-3. https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1792612
Collins, Steve, & Tinga, Hermia (2017). Integrated school-based teacher education: From apprenticeship to a complex learning system. Complicity: An International Journal of Complexity and Education, 14(1), 3-15. https://doi.org/10.29173/cmplct28838
Conselho Nacional de Educação. (2015). Formação inicial de professores. CNE; Universidade do Algarve.
Darling-Hammond, Linda (2014). Strengthening clinical preparation: The holy grail of teacher education. Peabody Journal of Education, 89(4), 547-561. https://doi.org/10.1080/0161956X.2014.939009
Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020. (2020). Declara o estado de emergência. Diário da República n.º 55/2020, 3.º Suplemento, Série I de 2020-03-18, pp. 13-(2)-13-(4). https://data.dre.pt/eli/decpresrep/14-A/2020/03/18/p/dre
Decreto-Lei n.º 14-G/2020 da Presidência do Conselho de Ministros por proposta do Ministério da Educação. (2020). Estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19. Diário da República n.º 72/2020, 2.º Suplemento, Série I de 2020-04-13, pp. 86-(9)-86-(19). https://data.dre.pt/eli/dec-lei/14-G/2020/04/13/p/dre
Decreto-Lei n.º 43/2007 do Ministério da Educação. (2007). Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Diário da República n.º 38/2007, Série I de 2007-02-22, pp. 1320-1328. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/43/2007/02/22/p/dre/pt/html
Decreto-Lei n.º 79/2014 do Ministério da Educação e Ciência. (2014). Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Diário da República n.º 92/2014, Série I de 2014-05-14, pp. 2819-2828. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/79/2014/05/14/p/dre/pt/html
Eisner, Elliot (2017). The enlightened eye: Qualitative inquiry and the enhancement of educational practice. Teachers College Press.
Esteves, Manuela (2015). Formação inicial de professores: Saber mais para agir melhor. Em Conselho Nacional de Educação (Ed.), Formação inicial de professores (pp. 156-166). CNE; Universidade do Algarve.
Flores, Maria Assunção (2015). A formação de professores: Questões críticas e desafios a considerar. Em Conselho Nacional de Educação (Ed.), Formação inicial de professores (pp. 192-222). CNE; Universidade do Algarve.
Folque, Maria Assunção, Leal-da-Costa, Conceição, & Artur, Ana (2016). A formação inicial e desenvolvimento profissional de educadores/professores monodocentes: Os desafios do isomorfismo pedagógico. Em Carlos Correa, Luciola Cavalcante, & Michelle Bossoli (Eds.), Formação de professores em perspectiva (pp. 177-236). EDUA.
Freire, Paulo (1997). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Terra e Paz.
Gonçalves, Teresa N. (2010). Investigar em educação: Fundamentos e dimensões da investigação qualitativa. Em Mariana Alves & Nair Azevedo (Eds.), Investigar em educação: Desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multireferenciado (pp. 39-62). UIED-FCT/Universidade Nova de Lisboa.
Groshell, Zach (2020). The unproductive debate of synchronous vs. asynchronous learning. Education Rickshaw. https://educationrickshaw.com/2020/03/30/the-unproductive-debate-of-synchronous-vs-asynchronous-learning/
Loughran, Jeffrey J. (2009). A construção do conhecimento e o aprender a ensinar sobre o ensino. Em Maria Assunção Flores & Ana Simão (Eds.), Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: Contextos e perspectivas (pp. 17-37). Pedago.
Nóvoa, António (2017). Firmar a posição como professor. Afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106-1133. https://doi.org/10.1590/198053144843
Peters, Michael, Rizvi, Fazal, McCulloch, Gary, Gibbs, Paul, Gorur, Radhica, Hong, Moon, Hwang, Yoonjung, Zipin, Lew, Brennan, Marie, Robertson, Susan, Quay, John, Malbon, Justin, Taglietti, Danilo, Barnett, Ronald, Chenbing, Wang, McLaren, Peter, Apple, Rima, Papastephanou, Mariana . . . Misiaszek, Lauren (2020). Reimagining the new pedagogical possibilities for universities post-Covid-19. Educational Philosophy and Theory, 1-44. https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1777655
Sá-Chaves, Idália (2015). Um olhar / um contributo. Em Conselho Nacional de Educação (Ed.), Formação Inicial de Professores (pp. 140-147). CNE; Universidade do Algarve.
Santos, Boaventura S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Almedina.
Souza, Maria Inês, & Flores, Maria Assunção (2014). O autoestudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação de professores. Educação, 37(2), 297-306. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13331