Estágio à prova de distância

Uma experiência tão extraordinária como autêntica

Autores

  • Elisabete X. Gomes CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
  • António Montiel ISPA, Instituto Universitário, Lisboa, Portugal
  • Ana Isabel Matos CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi59.336

Palavras-chave:

formação inicial de professoras/es, prática de ensino supervisionada, ensino a distância, 1.º ciclo do ensino básico

Resumo

Este artigo pretende analisar uma experiência pedagógica de formação inicial de professoras/es vivida na Prática Supervisionada em 1.º ciclo do ensino básico, no contexto da pandemia da Covid-19. Considerando esta circunstância particular, as equipas de coordenação do curso e de docentes desenharam um conjunto de medidas emergenciais para promover a continuidade dos estágios em regime não presencial. Foi desenvolvido um estudo qualitativo inspirado pelas metodologias do autoestudo com base na análise documental e questionários às/aos estagiárias/os. A análise e discussão dos dados revelam um balanço positivo da experiência vivida e permitem tecer algumas considerações sobre a formação inicial de professoras/es e educadoras/es.

 

Submetido: 05.02.2021

Aceite: 04.05.2021

 

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

Gomes, E. X. ., Montiel, A. ., & Matos, A. I. . (2021). Estágio à prova de distância : Uma experiência tão extraordinária como autêntica. Educação, Sociedade & Culturas, (59), 49–71. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.336