Estudos curriculares

Génese e consolidação em Portugal

Autores

  • José Augusto Pacheco Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi38.329

Palavras-chave:

estudos curriculares, prática, contexto, teoria

Resumo

Apesar de a sua emergência internacional se ter verificado mais cedo, a institucionalização e consolidação dos estudos curriculares em Portugal acontece nos anos de 1970, com abordagens ligadas ao desenvolvimento curricular. Neste artigo, discuto a complexidade
dos estudos curriculares em Portugal analisando quatro aspetos principais: noção de currículo como conhecimento, ensino e aprendizagem; diferentes tradições de currículo; complexidade teórica dos estudos curriculares; internacionalização, globalização e cosmopolitismo dos estudos curriculares. Em síntese, exploro neste artigo algumas noções de currículo e refiro a emergência dos estudos curriculares abordando, em contexto nacional, a complexidade dos quadros teórico e metodológico e as abordagens em discussão.

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Publicado

2013-04-01

Como Citar

Pacheco, J. A. . (2013). Estudos curriculares: Génese e consolidação em Portugal. Educação, Sociedade & Culturas, (38), 151–168. https://doi.org/10.34626/esc.vi38.329