Uma proposta de formação do psicológico em saúde mental

Ensino, pesquisa e intervenção

Autores

  • Leila Cury Tardivo Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (IPUSP) (São Paulo/Brasil)
  • Rodrigo Jorge Salles Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (IPUSP) (São Paulo/ /Brasil)
  • Luiz Gabriel Filho rograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (IPUSP) (São Paulo/ /Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi39.315

Palavras-chave:

formação em Psicologia, saúde mental, psicopatologia, reforma psiquiátrica

Resumo

No cenário atual da reforma psiquiátrica brasileira e das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, o presente trabalho realizou um levantamento das principais problemáticas na oferta de um modelo de formação do psicólogo em conformidades com as atuais demandas do sistema de saúde pública, e realizou uma pesquisa clínico-qualitativa analisando relatórios de estágio de alunos e monitores da disciplina de Introdução à Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Os resultados confirmam que os encontros entre o monitor, os estagiários e o paciente cumpriram as finalidades propostas: ensino, conhecimento e intervenção. São elucidados os principais sentidos e significados atribuídos à vivência de estágio e sua importância na formação deste futuro profissional, e da formação acadêmica para docência e pesquisa dos profissionais que acompanham o estágio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Tardivo, L. C., Salles, R. J. ., & Filho, L. G. . (2013). Uma proposta de formação do psicológico em saúde mental: Ensino, pesquisa e intervenção. Educação, Sociedade & Culturas, (39), 79–99. https://doi.org/10.34626/esc.vi39.315