Uma proposta de formação do psicológico em saúde mental Ensino, pesquisa e intervenção

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leila Cury Tardivo
Rodrigo Jorge Salles
Luiz Gabriel Filho

Resumo

No cenário atual da reforma psiquiátrica brasileira e das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, o presente trabalho realizou um levantamento das principais problemáticas na oferta de um modelo de formação do psicólogo em conformidades com as atuais demandas do sistema de saúde pública, e realizou uma pesquisa clínico-qualitativa analisando relatórios de estágio de alunos e monitores da disciplina de Introdução à Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Os resultados confirmam que os encontros entre o monitor, os estagiários e o paciente cumpriram as finalidades propostas: ensino, conhecimento e intervenção. São elucidados os principais sentidos e significados atribuídos à vivência de estágio e sua importância na formação deste futuro profissional, e da formação acadêmica para docência e pesquisa dos profissionais que acompanham o estágio.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Tardivo, L. C., Salles, R. J. ., & Filho, L. G. . (2013). Uma proposta de formação do psicológico em saúde mental: Ensino, pesquisa e intervenção. Educação, Sociedade & Culturas, 39, 79-99. https://doi.org/10.34626/esc.vi39.315
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Tardivo, L. C., Salles, R. J. ., & Filho, L. G. . (2013). Uma proposta de formação do psicológico em saúde mental: Ensino, pesquisa e intervenção. Educação, Sociedade & Culturas, 39, 79-99. https://doi.org/10.34626/esc.vi39.315