Teorias pós-críticas, política e currículo

Autores

  • Alice Casimiro Lopes Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi39.311

Palavras-chave:

currículo, política, teoria do discurso, teorias pós-críticas

Resumo

O texto focaliza as diferenças entre os registros pós-estruturais, pós-coloniais, pósmodernos, pós-fundacionais e pós-marxistas, usualmente englobados pelo mesmo rótulo de estudos pós-críticos em currículo. De forma a problematizar o impacto dessas teorias no campo do currículo, é
desenvolvido, com base na teoria do discurso (pós-estrutural e pós-fundacional), um contra-argumento
às usuais posições que consideram haver uma despolitização na contemporaneidade pós-oderna.

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Publicado

2013-08-01

Como Citar

Lopes, A. C. (2013). Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, (39), 7–23. https://doi.org/10.34626/esc.vi39.311