A imagem fotográfica como agente ou armadilha de aprendizagem/interpretação
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As imagens fotográficas, nos seus diversos suportes mediáticos, dominam o universo das artes visuais. A Fotografia é ensinada em diversas escolas públicas ou privadas, cobrindo o espaço das ciências da comunicação, da publicidade e das artes visuais. Se atravessou a segunda metade do século XIX como produção técnica utilizada como documento da realidade, a Fotografia tentou sempre a sua autonomia e valorização como arte, destacando a fotografia de autor da sua alargada utilização social. No último quartel do século XX, afirma os valores desestruturantes do pós-modernismo e, paradoxalmente, enquanto se torna claro que a figuração é a sua fundamentação, são as obras pós-modernas que lhe garantem a classificação como arte e a entrada definitiva nos museus. Hoje acentua-se o seu papel de experiência da experiência, ou seja, de um novo significado para a criação figurativa que a revolução do digital fez acelerar.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.