A literacia digital e a participação cívica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo explora os conceitos de cidadania digital e de literacia para os media, mais concretamente de literacia digital considerando o meio Internet, procurando relacioná-los e compreender como a cidadania digital usa a Web em termos cívicos. Partimos de definições genéricas de cidadania, enfatizando a sua dimensão cívica, e de literacia para a caracterização da literacia
digital e definição de indicadores mensuráveis da mesma. Estes indicadores são relacionados com o uso da Web pelos/as utilizadores/as comuns que caracterizamos como cidadãos/ãs digitais dado que recorrem à Web para exercer os seus direitos e responsabilidades. Foram obtidas 186 respostas válidas a questionários aplicados presencialmente a uma amostra de conveniência. Os/as utilizadores/as inquiridos/as cumpriam os pré-requisitos de serem utilizadores/as da Web e possuir um perfil na rede social Facebook. Os resultados mostram que, não obstante os elevados níveis de literacia digital das pessoas inquiridas, a sua cidadania digital é passiva.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.