Justiça social e educação A pertinência da pedagogia crítica de Paulo Freire

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joana Carvalho
Américo Nunes Peres

Resumo

O objetivo deste artigo é estabelecer uma relação clara entre justiça social e educação, identificando a pedagogia crítica de Paulo Freire como uma proposta educativa relevante e atual, atendendo sobretudo aos desafios que as desigualdades sociais do mundo moderno nos colocam. Analisando os conceitos fundamentais da pedagogia freiriana de conscientização, educação bancária, educação emancipadora e educação entendida como prática da liberdade, reconhece-se o carácter intrinsecamente político da educação e a urgência da formação de sujeitos enquanto cidadãos socialmente comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e mais democrática, em que a todos sejam dadas as mesmas oportunidades. Recusando a ideia de neutralidade associada à educação, sublinha-se a importância do compromisso ético que esta implica, bem como da prática do pensamento crítico de que a pedagogia de Freire é exemplo inegável.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Carvalho, J., & Peres, A. N. (2020). Justiça social e educação: A pertinência da pedagogia crítica de Paulo Freire. Educação, Sociedade & Culturas, 56, 101-118. https://doi.org/10.34626/esc.vi56.28
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Carvalho, J., & Peres, A. N. (2020). Justiça social e educação: A pertinência da pedagogia crítica de Paulo Freire. Educação, Sociedade & Culturas, 56, 101-118. https://doi.org/10.34626/esc.vi56.28