Justiça social e educação

A pertinência da pedagogia crítica de Paulo Freire

Autores

  • Joana Carvalho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal
  • Américo Nunes Peres Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi56.28

Palavras-chave:

justiça social, pedagogia crítica, educação bancária, educação emancipadora, pensamento crítico

Resumo

O objetivo deste artigo é estabelecer uma relação clara entre justiça social e educação, identificando a pedagogia crítica de Paulo Freire como uma proposta educativa relevante e atual, atendendo sobretudo aos desafios que as desigualdades sociais do mundo moderno nos colocam. Analisando os conceitos fundamentais da pedagogia freiriana de conscientização, educação bancária, educação emancipadora e educação entendida como prática da liberdade, reconhece-se o carácter intrinsecamente político da educação e a urgência da formação de sujeitos enquanto cidadãos socialmente comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e mais democrática, em que a todos sejam dadas as mesmas oportunidades. Recusando a ideia de neutralidade associada à educação, sublinha-se a importância do compromisso ético que esta implica, bem como da prática do pensamento crítico de que a pedagogia de Freire é exemplo inegável.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Carvalho, J., & Peres, A. N. (2020). Justiça social e educação: A pertinência da pedagogia crítica de Paulo Freire. Educação, Sociedade & Culturas, (56), 101–118. https://doi.org/10.34626/esc.vi56.28