Da monodocência aos ensaios de coadjuvação no 1º ciclo do ensino básico

Reconfigurações de um ciclo da educação básica

Autores

  • Ana Vale CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto
  • Ana Mouraz CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi43.273

Palavras-chave:

educação básica, 1º CEB, monodocência, coadjuvação, equipa educativa

Resumo

O 1º ciclo do ensino básico (1º CEB), assim denominado depois da publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86), foi objeto de alguma desvalorização política nas primeiras duas décadas após o 25 de Abril de 1974, em virtude das prioridades políticas da época estarem centradas no aumento da escolarização obrigatória para os nove anos. No entanto, ao longo dos últimos 40 anos, em particular nas duas últimas décadas, foram tomadas algumas medidas de política educativa que introduziram mudanças no 1º CEB e tiveram implicações significativas ao nível organizacional, curricular e pedagógico, bem como um papel relevante na alteração do regime de monodocência que tradicionalmente o caracterizava. O texto pretende acentuar algumas das medidas políticas que, direta ou indiretamente, contribuíram para a reconfiguração em curso no regime docente do 1º CEB.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

Vale, A. ., & Mouraz, A. . (2014). Da monodocência aos ensaios de coadjuvação no 1º ciclo do ensino básico: Reconfigurações de um ciclo da educação básica. Educação, Sociedade & Culturas, (43), 85–102. https://doi.org/10.34626/esc.vi43.273