Concepções de professores de biologia sobre a profissão docente
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo examina concepções e práticas de professores de Biologia no âmbito de sua atividade profissional, objetivando explorar as dimensões dos conhecimentos do conteúdo específico e os didático-pedagógicos. Teoricamente, o estudo articula-se com a categoria dos saberes docentes com referenciais que estudam os conhecimentos escolares. Participam do estudo seis professores de Biologia em diferentes momentos de sua carreira profissional e, em consonância com os referenciais teóricos, foram empregados procedimentos e instrumentos metodológicos de caráter qualitativo, tais como questionários, entrevistas e observação direta das aulas com registro em diário de campo e vídeo. As concepções dos professores sobre sua profissão foram sistematizadas em duas categorias: «cumprir uma missão» e «contribuir para um projeto social». Ao destacar reiteradamente que, para ensinar, não basta tão somente ter o domínio dos conteúdos, compreende-se que a ação docente está imbricada noutros aspectos que ultrapassam a mera transmissão dos conteúdos biológicos. Isso sugere que a produção dos saberes implica negociar sentidos de sua prática, ajustando-os às finalidades pedagógicas do ensino.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.