O envolvimento de jovens no ambiente construído da escola Do espaço físico ao espaço educativo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Rute Costa
Sofia Marques da Silva
Francisco Barata Fernandes

Resumo

O ambiente construído tem impacto nas vivências dos seus utilizadores. Na escola, a influência do ambiente construído sobre jovens torna-se ainda mais importante pela sua dimensão educativa. O envolvimento de jovens no ambiente construído da escola e seu potencial educativo nem sempre são considerados na literatura. No presente artigo, revisitam-se estudos que procuram dar conta do modo como jovens se envolvem no ambiente construído da escola. O artigo está organizado em quatro secções: o envolvimento de jovens no ambiente construído da escola; a
origem e contexto do espaço físico da escola; a relação entre o espaço físico e o espaço educativo da escola; e os ambientes educativos e práticas pedagógicas. Finalmente, destacamos as possibilidades de desenvolvimento da investigação, nomeadamente a caracterização das perspetivas de jovens e o impacto do ambiente construído da escola no seu percurso educativo.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Costa, A. R. ., Silva, S. M. da ., & Fernandes, F. B. . (2015). O envolvimento de jovens no ambiente construído da escola: Do espaço físico ao espaço educativo. Educação, Sociedade & Culturas, 44, 67-85. https://doi.org/10.34626/esc.vi44.258
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Costa, A. R. ., Silva, S. M. da ., & Fernandes, F. B. . (2015). O envolvimento de jovens no ambiente construído da escola: Do espaço físico ao espaço educativo. Educação, Sociedade & Culturas, 44, 67-85. https://doi.org/10.34626/esc.vi44.258