Ensinar ciência com ciência

Reflexões de uma unidade curricular de investigação

Autores

  • Paula B. Andrade REQUIMTE/LAQV, Laboratório de Farmacognosia, Departamento de Ciências Químicas, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (Porto/Portugal)
  • David M. Pereira REQUIMTE/LAQV, Laboratório de Farmacognosia, Departamento de Ciências Químicas, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (Porto/Portugal)
  • Patrícia Valentão REQUIMTE/LAQV, Laboratório de Farmacognosia, Departamento de Ciências Químicas, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (Porto/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi46.240

Palavras-chave:

investigação, ensino tutorial, Moodle, bioatividade de matrizes naturais

Resumo

Neste trabalho de reflexão apresentamos os resultados de uma prática pedagógica que tem vindo a ser ensaiada na unidade curricular (UC) optativa Bioatividade de Matrizes Naturais, ministrada no 1º semestre do 5º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Esta UC de investigação incide no estudo da composição química e atividade biológica de várias matrizes de origem natural. A cada grupo de trabalho corresponde uma matriz diferente, sendo os estudantes responsáveis por toda a pesquisa bibliográfica, bem como pela planificação e execução do trabalho laboratorial. No final do semestre, os estudantes disseminam os resultados que geraram, apresentando oralmente um relatório elaborado sob a forma de artigo científico e posteriormente através de uma comunicação em painel no Encontro de Investigação Jovem da  universidade do Porto (IJUP). Trata-se de uma UC que segue um modelo tutorial, com um rácio estudante/Doutor de 3,6, o que, aliado ao apoio constante prestado pela equipa pedagógica, se traduz nas excelentes classificações que têm sido sistematicamente obtidas. Nesta UC os estudantes «aprendem fazendo», o que contribui  marcadamente para a sua preparação técnico-científica e para os preparar de forma robusta para a entrada num mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Andrade, P. B., Pereira, D. M., & Valentão, P. (2015). Ensinar ciência com ciência: Reflexões de uma unidade curricular de investigação. Educação, Sociedade & Culturas, (46), 109–125. https://doi.org/10.34626/esc.vi46.240