Motivação e inclusão para o sucesso numa unidade curricular basilar

Autores

  • Sofia B. S. D. Castro Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP.UP) (Porto/Portugal); Centro de Matemática, Universidade do Porto (Porto/Portugal)
  • Paulo B. Vasconcelos Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP.UP) (Porto/Portugal); Centro de Matemática, Universidade do Porto (Porto/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi46.236

Palavras-chave:

blended learning, sucesso académico, matemática, economia

Resumo

Os estudantes iniciam o ensino superior com grande capacidade reprodutiva evidenciando falhas graves na análise e reflexão de problemas, bem como dificuldade em adaptar conhecimentos e competências em situações novas. Este facto facilmente cria situações de frustração conducentes ao abandono e insucesso. Este trabalho trata uma reflexão sobre métodos de ensino e aquisição de conhecimento relativos a uma unidade curricular de matemática em cursos do ensino superior em Economia e/ou Gestão, abordando os problemas da motivação dos estudantes e da sua inclusão no processo educativo. Este projeto pedagógico, implementado em blended learning, baseia-se na disponibilização de uma profusão de recursos de ensino-aprendizagem, inspirando o estudante a trilhar o seu  Caminho segundo as suas preferências. A forma como a informação é percecionada e apreendida varia com o tipo de suporte usado no recurso pedagógico e com o perfil de cada estudante. A disponibilização de variados recursos convida e incentiva à sua utilização adequada e seletiva. É criada uma dinâmica na construção da aprendizagem que valoriza a autonomia e premeia o sucesso. Com esta estratégia, cada estudante é construtor da sua  Aprendizagem. Ao longo de três anos, verifica-se grande recetividade por parte dos estudantes e uma melhoria clara no sucesso escolar.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Castro, S. B. S. D., & Vasconcelos, P. B. . (2015). Motivação e inclusão para o sucesso numa unidade curricular basilar. Educação, Sociedade & Culturas, (46), 35–50. https://doi.org/10.34626/esc.vi46.236