Dispositivos técnico-pedagógicos no projeto FEUP Inovações para integrar os estudantes e desenvolver competências transversais em engenharia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Armando Jorge Sousa
Manuel Firmino Torres

Resumo

Este artigo apresenta a unidade curricular «Projeto FEUP», concebida para todos os estudantes do primeiro ano da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com os objetivos de facilitar a sua integração no ensino superior, promover a aquisição de competências transversais e produzir pequenos projetos numa área técnica relacionada com a engenharia. O seu desenvolvimento foi caracterizado, por procurar responder às dificuldades encontradas no terreno, como uma experiência evolutiva desafiante que envolveu a produção de uma metodologia baseada na aplicação de um conjunto inovador de dispositivos técnico-pedagógicos. Os resultados alcançados com a introdução desta metodologia (que articula vertentes técnicas e pedagógicas) demonstraram que as mudanças desenvolvidas têm conduzido a ganhos significativos ao nível da integração dos estudantes e em relação à  facilitação/promoção das aprendizagens. Todas as melhorias introduzidas no Projeto FEUP constituem o corolário das inovações pedagógicas geradas por esta experiência que, aliando práticas pedagógicas reguladoras com outras mais emancipatórias, se inserem numa perspetiva teórica que evidencia uma clara evolução dos processos  educativos no ensino superior.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sousa, A. J., & Torres, M. F. . (2015). Dispositivos técnico-pedagógicos no projeto FEUP: Inovações para integrar os estudantes e desenvolver competências transversais em engenharia. Educação, Sociedade & Culturas, 46, 9-33. https://doi.org/10.34626/esc.vi46.235
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Sousa, A. J., & Torres, M. F. . (2015). Dispositivos técnico-pedagógicos no projeto FEUP: Inovações para integrar os estudantes e desenvolver competências transversais em engenharia. Educação, Sociedade & Culturas, 46, 9-33. https://doi.org/10.34626/esc.vi46.235