Avaliação do ensino profissional O quadro europeu de garantia da qualidade para a educação e formação profissionais

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Ana Paula Rodrigues dos Santos de Almeida

Resumo

Quadro Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais surge no contexto de uma europeização e da procura de resposta dos sistemas de educação e formação profissionais aos desafios do mundo do trabalho. Através de um ciclo de qualidade, baseado no ciclo PDCA e no ciclo MERI, e de um conjunto de dez indicadores procura‑se avaliar os operadores de educação e formação profissional com vista à sua melhoria e simultaneamente à sua certificação. O objetivo deste artigo é analisar as implicações do quadro EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training) na forma como se perspetiva a educação e formação profissionais, por um lado, e, por outro lado, na forma como se entende a avaliação interna e externa das instituições. A metodologia consistiu na análise documental, tendo em conta o estado inicial de implementação no terreno. Os resultados apontam para uma conceção de educação e formação profissional como resposta às necessidades do mercado de trabalho. No que diz respeito à abordagem de avaliação, embora se reitere a importância de uma cultura de qualidade e se insista na autoavaliação como inerente a todo o sistema, os indicadores centrados nos resultados e a certificação externa indiciam o fortalecimento de fenómenos de accountability.

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Como Citar
Almeida, A. P. R. dos S. de . (2016). Avaliação do ensino profissional: O quadro europeu de garantia da qualidade para a educação e formação profissionais. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 137-155. https://doi.org/10.34626/esc.vi47.191
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Almeida, A. P. R. dos S. de . (2016). Avaliação do ensino profissional: O quadro europeu de garantia da qualidade para a educação e formação profissionais. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 137-155. https://doi.org/10.34626/esc.vi47.191