O papel da avaliação na melhoria das práticas Contributos para um projeto de investigação na área da educação de infância

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cindy Mutschen Carvalho
Maria Gabriela Correia de Castro Portugal

Resumo

A educação é um contexto privilegiado para a avaliação em múltiplas vertentes, sendo este campo de estudo rico em teorias complexas e complementares. Neste texto, começando com uma análise de diferentes definições do conceito de avaliação, avança‑se para uma discussão acerca de diferentes propósitos da avaliação, com destaque para a avaliação para a melhoria das práticas. Articulando os elementos anteriores, explora‑se em detalhe a perspetiva da avaliação capacitadora (empowerment evaluation) como ponto de partida para a intervenção e investigação centradas nas práticas profissionais. O objetivo central deste artigo de revisão da literatura consiste em sistematizar os contributos mais relevantes no contexto da avaliação, contribuindo para a fundamentação de um projeto de doutoramento em curso, centrado nas práticas pedagógicas dos educadores de infância em contexto de creche.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Carvalho, C. M. ., & Portugal, M. G. C. de C. . (2021). O papel da avaliação na melhoria das práticas: Contributos para um projeto de investigação na área da educação de infância. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 95-113. https://doi.org/10.34626/esc.vi47.189
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Carvalho, C. M. ., & Portugal, M. G. C. de C. . (2021). O papel da avaliação na melhoria das práticas: Contributos para um projeto de investigação na área da educação de infância. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 95-113. https://doi.org/10.34626/esc.vi47.189